voltar

30 jun. 2021

MODATEX representado por duas formandas no 1º Campeonato de Profissões Digitais

Portugal organiza entre 29 de junho e 2 de julho, a 1ª edição do Campeonato Nacional de Profissões Digitais (Skills Portugal Digital 2021). Em concurso estão 200 jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, que vão pôr à prova as suas competências em 18 profissões.
O MODATEX, como instituição de referência na formação do setor ITV, conta com a participação de duas formandas na prova de Design de Moda – Vestuário: Inês Lemos dos Santos que frequenta o curso técnico de Design de Moda no MODATEX Porto e Beatriz Diaz Arguelles y Soares que frequenta o mesmo curso na delegação de Lisboa do MODATEX.
A prova assume contornos de uma competição modular, visando a avaliação individual das diferentes
competências necessárias a um desempenho profissional exemplar - pesquisar, conceber uma coleção, desenvolver fichas técnicas e comunicar e defender o projeto.

No caso concreto do Design de Moda – Vestuário a competição assenta em quatro módulos: Pesquisa no design de moda – vestuário; Conceção de projetos de moda; Planificação técnica de vestuário e Comunicação de projetos de moda. A prova tem duração total de 13 horas e 5m.
Numa iniciativa do IEFP/WorldSkills Portugal, este campeonato tem como objetivos principais sensibilizar a sociedade para a importância das qualificações na área do digital, dar corpo às orientações europeias e nacionais em matéria da educação e formação digital e responder ao desafio da WorldSkills Internacional de tornar 2021 no Ano da Inovação.
Contando com parceiros de referência a nível nacional e mundial na área do digital, como a Microsoft, a Amazon, a CISCO, a Google, entre outras, esta é a 1.ª competição da WorldSkills Portugal desenvolvida numa lógica totalmente digital e à distância.