Oferta Formativa

Contactos

Porto: 226 152 500
Lisboa: 217 713 100
Covilhã: 275 320 300
Barcelos: 253 808 770
Vila das Aves: 252 820 910

 

EDTEX

O Sistema Europeu de Créditos do Ensino e da Formação Profissional – ECVET (European Credit System for Vocational Education and Training) tem vindo ser desenvolvido no âmbito da cooperação europeia em matéria de educação e formação profissional, sob a égide e orientação da Comissão Europeia.

O ECVET é um quadro técnico comum que visa a transferência, o reconhecimento e a acumulação de resultados de aprendizagem, num contexto de mobilidade, para efeitos de obtenção de uma qualificação. É aplicável a todos os resultados de aprendizagem alcançados por um indivíduo nos diferentes percursos de ensino e de aprendizagem e que são depois transferidos, reconhecidos e acumulados com vista à obtenção de uma qualificação. O Sistema foi criado para funcionar em complementaridade com outros instrumentos europeus e visa facilitar aos cidadãos europeus o reconhecimento, num outro Estado Membro, das suas formações, das suas competências e dos seus conhecimentos.

O Sistema ECVET é o grande tema em toda a Europa, mas ainda existem poucos projetos focados na criação de unidades de resultados de aprendizagem, especialmente na área do têxtil e do vestuário.

Neste contexto surge o projeto Erasmus + EDTEX – International Strategic Partnership in Textile Education (Parceria Internacional Estratégica na educação Têxtil), sendo a sua tipologia (ação- chave) a Cooperação para a Inovação e a partilha de Boas Práticas – Estabelecimento de parcerias estratégicas para e Ensino de Formação Profissional.

O consórcio de parceiros do projeto é constituído por um coordenador e outros 8 parceiros principais. Os países parceiros foram escolhidos do ponto de vista de uma história semelhante da indústria têxtil e vestuário, sendo eles Portugal, Polónia, Espanha e República Checa. Cada país é representado por uma associação/entidade representativa da indústria têxtil e uma Instituição de Ensino e/ou Centro de Formação Profissional vocacionado para a área têxtil.

Parceiros

  • ATOK – Asociace Textilniho – Odevniho Kozedelneho Prumyslu (Associação da Indústria Têxtil, Vestuário e Couro da República Checa)- Coordenador do projeto;
  • TZU – Textile Testing Institute (República Checa)
  • ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (Portugal)
  • MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios (Portugal)
  • SPST – Stredni prumyslova skola textilni (Textile Secondary School) – (República Checa – Liberec)
  • PIOT – Federation of Apparels & Textiles Industry Employers (Polónia)
  • CKZIU – Centro de Formação Profissional (Polónia – Sosnowiec)
  • ASECOM – Asocación de Empresas de Confección y Moda de la Comunidad de Madrid (Espanha)
  • FUENLLANA – Centro Cultural Pedralta, SA (Espanha)

Na Indústria têxtil europeia, de uma forma generalizada, existe uma diferença significativa entre as necessidades da indústria e os níveis de qualificação provenientes dos Centros de Formação Profissional e Escolas Secundárias. Acresce ainda o facto de cada país ter o seu sistema de ensino/formação profissional. As diferenças identificadas têm contribuído para o aumento do desemprego jovem bem como a falta de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho. No âmbito deste contexto, o projeto EDTEX pretende:

  • Proporcionar competências aos trabalhadores na reestruturação da indústria têxtil europeia;
  • Criar um equilíbrio entre as necessidades do empregador e as competências dos trabalhadores através de programas educacionais das escolas secundárias e centros de formação profissional.
  • Aumentar as oportunidades de emprego, promovendo a mobilidade de adultos/jovens qualificados;
  • Apoiar e promover a cooperação entre o setor educativo e o setor empresarial através da promoção da indústria têxtil e do vestuário como perspetiva que oferece novos desafios e oportunidades no mercado de trabalho em toda a Europa.

O projeto irá desenvolver um conjunto de trabalhos no sentido de obter 4 Resultados determinantes:

  • Resultado 1: Estudo comparativo dos quadros nacionais de qualificação dos países envolvidos tendo por base o Quadro Europeu de Qualificações;
  • Resultado 2: Estudo comparativo dos programas educativos/formativos dos parceiros escolas/centros de formação;
  • Resultado 3: Conjunto de 4 unidades de aprendizagem para apoiar o futuro da mobilidade entre escolas/centros parceiros. As unidades de aprendizagem serão desenvolvidas de acordo com os princípios do ECVET;
  • Resultado 4: Elaboração de um Acordo Internacional Multilateral, que apoia a parceria estratégica entre parceiros e escolas/centros de formação do projeto no ramo têxtil e do vestuário.

O projeto EDTEX é um projeto europeu, financiado pelo Programa ERASMUS +, tem uma duração de 24 meses, tendo tido o seu início em Dezembro de 2016.

Notícias