Oferta Formativa

Contactos

Porto: 226 152 500
Lisboa: 217 713 100
Covilhã: 275 320 300
Barcelos: 253 808 770
Vila das Aves: 252 820 910

Light Industry Moldava visita Modatex

Light Industry Moldava visita Modatex

O Modatex recebeu na sua sede, no passado dia 4 de dezembro, a visita de uma comitiva Moldava que integrava os principais decisores e players da chamada “Light Industry” ou Indústria Leve – dedicada ao fabrico de têxteis, vestuário, produtos de couro e calçados.
A Light Industry está entre os setores mais importantes e de melhor desempenho da economia moldava. O número de empresas a atuar, no final de 2017, neste setor, era de 550.
Os diretores executivos da APIUS Association Industry (associação da indústria da moda) e da ZIPhouse, bem como um representante da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) integravam também esta Comitiva.
O Projeto de Competitividade da Moldávia (MCP) foi lançado em 30 de setembro de 2015. Implementado pela Chemonics International Inc. é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Um ano após a sua implementação, o governo sueco comprometeu-se a cofinanciar o MCP e um acordo de cooperação entre a USAID e a Suécia foi assinado a 2 de dezembro de 2016. Este acordo solidificou a contribuição de US $ 5 milhões da Suécia para aumentar o investimento da USAID e criou sinergias entre os países cooperantes para maximizar os objetivos de desenvolvimento do programa.
Lançada no final de 2015, a ZIPhouse foi criada para enfrentar os desafios da educação industrial, promover startups de moda e a colaboração entre o meio académico e a indústria. O MCP considera a ZIPhouse uma instituição emblemática no desenvolvimento de força de trabalho e na aceleração de startups de moda, desenvolvendo habilidades críticas da mão-de-obra na indústria da moda. O centro, foi iniciado com o apoio da USAID, e é gerido pela Universidade Técnica da Moldávia com a participação da APIUS.
A Comitiva Moldava teve oportunidade de visitar e conhecer as instalações do Modatex e perceber de que forma esta estrutura está organizada, bem como o trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito da formação no setor da indústria têxtil e do vestuário.