Oferta Formativa

Contactos

Porto: 226 152 500
Lisboa: 217 713 100
Covilhã: 275 320 300
Barcelos: 253 808 770
Vila das Aves: 252 820 910

MODATEX promove ação de formação para pessoas refugiadas em Castelo Branco

MODATEX promove ação de formação para pessoas refugiadas em Castelo Branco

No âmbito da parceria estabelecida entre a delegação da Covilhã do MODATEX e a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, 12 pessoas refugiadas iniciaram, no passado dia 4 de fevereiro, o curso de formação “Confeção Industrial”, na empresa DIELMAR.
A ação de formação, que tem a duração de 845 horas, é desenvolvida pelo MODATEX nas instalações da DIELMAR e tem como objetivo a qualificação profissional e consequente inserção profissional, procurando ir ao encontro das necessidades da empresa e possibilitar a integração destes migrantes no mercado de trabalho.
Este encaminhamento foi promovido pelo Plano Municipal para a Integração de Migrantes (PMIM), projeto promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco e executado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.
Este Plano procura dar resposta aos problemas identificados na sequência do trabalho de proximidade com a comunidade refugiada, no sentido de colmatar as necessidades identificadas no Diagnóstico Social do Concelho de Castelo Branco e no Plano Estratégico para as Migrações 2015-2020. Neste sentido, o projeto assume como objetivo principal promover a integração no mercado de trabalho da migração legal, a residir no concelho de Castelo Branco, apelando à participação de vários parceiros locais e regionais.
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento é uma Associação privada sem fins lucrativos que iniciou a sua atividade em 1998, tendo sido constituída para prestar respostas de integradas e geradoras de autonomia às necessidades identificadas pelos grupos mais vulneráveis na sequência da identificação de vários problemas sociais e situações de risco existentes no concelho de Castelo Branco, promovendo a sua inclusão social, igualdade de oportunidades e de género e não-discriminação.