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MODATOP

Nos dias que correm é fundamental existir uma ligação entre sistemas de ensino e formação profissional e o mercado de trabalho, dadas as elevadas taxas de desemprego, especialmente desemprego jovem. Vários países da UE já implementaram medidas para realizar experiências práticas nas empresas, fazendo parte do sistema da formação profissional. Muitas destas iniciativas têm âmbito regional e são experiências piloto, ou estão numa fase inicial de implementação e necessitam ainda de ajustar alguns aspetos. Isto tem como consequência uma fragmentação de modelos, não só a nível europeu, mas também a nível nacional, o que torna mais difícil a análise comparativa e a avaliação do impacto das diferentes estratégias.

Este diagnóstico levou quatro parceiros de um anterior projeto europeu de transferência de inovação no setor têxtil e moda a preparar a presente proposta para que se faça benchmarking aos recursos existentes e se construam ferramentas mais eficazes que contribuam para a solução da presente situação. A parceria foi estendida a outros cinco parceiros, que colaboram juntos pela primeira vez. Os países participantes são a Espanha, Itália, Portugal e República Checa, para os quais a indústria têxtil é um pilar importante das suas economias.

Parceiros

  • Asocación de Empresas de Confección y Moda de la Comunidad de Madrid (ES)
  • Formacion y Educacion Integral (ES)
  • Comunidad de Madrid (ES)
  • ATP – Associação Têxtil E Vestuário de Portugal (PT)
  • MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios (PT)
  • ATOK – Asociace Textilniho-Odevniho Kozedelneho Prumyslu (CZ)
  • Textilni zkusebni ustav (CZ)
  • Made in Vicenza (IT)
  • CONFORM – Consulenza Formazione e Management (IT)

A parceria inclui especialistas no ensino e formação profissional, membros sectoriais representativos da indústria têxtil, bem como instituições educativas com responsabilidades na regulação e implementação do ensino e formação profissional.

O projeto MODATOP (Moda Training on Practice) será desenvolvido com base no enquadramento educacional e de formação profissional dos países participantes que incluem sessões práticas de formação profissional nas empresas, com o objetivo de fazer benchmarking aos recursos e métodos utilizados nas escolas de formação profissional e nas empresas do setor têxtil, que sustentam os esforços dos formadores e tutores nas sessões práticas de formação.

Serão criadas ferramentas para complementar os recursos já existentes para formadores e tutores no sector têxtil e de moda, incluindo: (i) Guia de Recomendações para formadores e tutores; (ii) ferramenta de reconhecimento online que reconheça os resultados da aprendizagem obtidos nas sessões práticas, em colaboração com as escolas de formação profissional.

O projeto pretende envolver diretamente cerca de 150 stakeholders que participarão no desenvolvimento dos outputs intelectuais do projeto e ajudarão a promover os resultados durante a sua vigência, com o objetivo de chegar a 2.500 representantes de 3 grupos alvo: formadores e formandos de escolas de educação e formação profissional a participar em sistemas de dupla certificação no setor têxtil e moda, empresas do setor que recebam ou estejam interessadas em receber formandos de educação e formação profissional, policy-makers e instituições encarregues de conceber e implementar sistemas de educação e formação profissional que incorporem componente prática nas empresas.

O MODATOP é um projeto europeu, financiado pelo Programa ERASMUS +, tem a duração de 24 meses, tendo tido o seu início em Novembro de 2016.

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