Oferta Formativa

Contactos

Porto: 226 152 500
Lisboa: 217 713 100
Covilhã: 275 320 300
Barcelos: 253 808 770
Vila das Aves: 252 820 910

O MODATEX no MODtissimo 54

O MODATEX no MODtissimo 54

Com o objetivo de promover um debate multidisciplinar entre indústria, design e academia, o MODATEX organizou na Alfândega do Porto, no âmbito da 54ª edição do MODtissimo, mais uma “Short Talk”, subordinado ao tema ‘How to face the challenges of our time? Insights about creativity, ethical and policies”.
De uma forma informal, a designer Carla Pontes e os académicos Joaquim Azevedo e José Pedro Amorim foram convidados a partilhar com o público as suas perspetivas sobre o desafio da criatividade, da sustentabilidade, da inovação e de todas as questões éticas e ambientais cada vez mais presentes em todos os setores da sociedade e cruciais para o desenvolvimento do mundo.
O Professor Joaquim Azevedo inaugurou a conversa com uma intervenção que teve como ponto central o fantástico mundo da tecnologia que, na sua perspetiva, tem tanto de maravilhoso como de assustador, alertando para a manipulação da informação, para uma sociedade fragmentada e fechada, para a ausência de tempo, para o imediatismo, tudo questões que na sua ótica conduzem a sociedade para um mundo de medo e de angústia já que “somos incapazes de encontrar uma referência”.
O investigador José Pedro Amorim refletiu sobretudo sobre a questão da diversidade e a sua importância para o desenvolvimento da sociedade, bem como a forma como a educação e o conhecimento são fundamentais para uma sociedade que finalmente tomou consciência que “os recursos não são inesgotáveis e que não estamos sozinhos neste planeta”.
Já a designer Carla Pontes focou a sua intervenção na questão da sustentabilidade em estreita ligação à indústria têxtil, à moda e ao seu futuro, alertando para a necessidade urgente da transparência dos processos de produção e da necessidade de reequacionar e reformular todo o ciclo da moda, colocando a tónica na inovação e na necessidade de antecipação do futuro. “Não é uma questão de escolha. É o que tem de ser e não há alternativa”, referiu.
Para além da Short Talk, o MODATEX esteve ainda representado na edição de 2019 do MODtissimo por quatro formandos no concurso PFN, bem como no Fórum Novos Criadores, onde o Diogo Vandersandt, vencedor da última edição do PFN e Ana Rita, 4ª classificada no mesmo desafio, expuseram as suas coleções.
Com o intuito de dar a conhecer a sua oferta formativa, MODATEX disponibilizou ainda um stand onde apresentou às empresas os projetos de formação “tailor-made”, concebidos para dar resposta às necessidades das mesmas.