Oferta Formativa

Contactos

Porto: 226 152 500
Lisboa: 217 713 100
Covilhã: 275 320 300
Barcelos: 253 808 770
Vila das Aves: 252 820 910

Workshop de sucesso no Modatex

Workshop de sucesso no Modatex

Realizou-se no dia 20 de novembro, nas instalações do Modatex, Porto, o workshop “A Semiótica no processo de pesquisa e análise de tendências”.
A Dra. Encarna Ruiz Molina, licenciada em Sociologia e Jornalismo, especialista em Semiótica e Diretora de Investigação do Departamento de Tendências de Moda da ESDI – Barcelona, veio partilhar a sua experiência de trabalho de mais de duas décadas, trazendo a visão da semiótica e demonstrando o potencial desta ferramenta de trabalho para a área do design.
Através de uma análise sociológica, avança Encarna Ruiz Molina, é possível “identificar comportamentos, analisar necessidades e propor soluções”. E é este o terreno onde os designers se movem, dando origem às suas propostas criativas.
Este foi o mote principal de uma tarde que reuniu diversos case-studies desenvolvidos pela investigadora e pela equipa que a acompanhava, de onde se destaca, a titulo de exemplo, o estudo levado a cabo sobre os muitos milhões de pessoas que têm vindo a adotar um estilo de vida mais saudável e a praticar desporto regularmente. Analisaram-se também determinados aceleradores, tais como: as aplicações móveis que medem os quilómetros que percorremos no quotidiano, a facilidade da compra através do e-commerce, entre outros.
Esta tendência de vida saudável, que é uma das mais rentáveis do planeta, levou a em Espanha a indústria do desporto já tivesse atingido uma faturação superior a 6 milhões de euros.
A sessão terminou com a apresentação da proposta (Con)tacto, da autoria de Miguel González, licenciado em Moda, bailarino e investigador. Uma obra performativa e conceptual, assente na análise semiótica. A tecnologia, aplicada à dança e à música, cruza-se com o tecido, dando origem a uma verdadeira “orquestra musical”.