Oferta Formativa

Contactos

Porto: 226 152 500
Lisboa: 217 713 100
Covilhã: 275 320 300
Barcelos: 253 808 770
Vila das Aves: 252 820 910

Yves Saint Laurent inspira Campeonato das Profissões made in MODATEX

Yves Saint Laurent inspira Campeonato das Profissões made in MODATEX

A sede do MODATEX acolheu nos passados dias 19, 20 e 21 de novembro, 16 jovens entre os 17 e os 19 anos, que estiveram a participar no campeonato Skills MODATEX. O objetivo da competição foi o de preparar formandos para competirem no Skills Portugal, na profissão de Tecnologias da Moda.
A próxima edição do Skills Portugal terá lugar em fevereiro de 2020, em Setúbal. Do campeonato nacional sairão os alunos que vão representar Portugal em Xangai, em 2021, no Campeonato Mundial das Profissões.
Tendo como inspiração o mítico criador Yves Saint Laurent, as oito equipas, que estiveram no Porto, tiveram que, em 18 horas, pesquisar, desenhar, modelar e confecionar um vestido inspirado no famoso smoking do designer francês.
Nesta edição, e para além das equipas do MODATEX Porto e do MODATEX Lisboa – duas da cidade invicta e três da capital -, a direção do Centro desafiou algumas escolas internacionais a juntarem-se a esta competição.
Ao desafio lançado pelo MODATEX responderam afirmativamente as escolas espanholas IES Santa Ingracia e IES Leonardo da Vinci, com três equipas, cada uma constituída por dois formandos.
O desafio envolvia quatro módulos que as equipas tiveram que cumprir na íntegra: Módulo 1 – Pesquisar e desenhar um vestido com inspiração do tema definido pela organização. Módulo 2 – Modelação do vestido que desenharam. Módulo 3 – Desenho técnico. Módulo 4 – Confeção e acabamentos do vestido.
Os alunos a concurso eram dos cursos de Design de Moda e de Modelação de Vestuário e os tecidos para o desafio foram fornecidos pela Riopele e pela Calvelex, parceiros da iniciativa.
O resultado final do desafio materializou-se em oito peças completamente diferentes, mas que tiveram como pontos comuns na sua génese: o criador francês e os mesmos tecidos!
José Manuel Castro, diretor do MODATEX, destaca o elevado nível de exigência com que os alunos são confrontados nestas competições. “Há regras muito exigentes com que temos de competir do ponto de vista europeu e mundial e esta iniciativa que organizamos internamente funciona já como uma boa preparação, com condições muito próximas aquelas que temos de enfrentar em ambiente real”.
O MODATEX tem já um longo historial de participação nestas competições e, segundo José Manuel Castro, diretor do Centro, “os nossos formandos têm vindo a arrecadar importantes distinções, sobretudo internacionalmente, o que vem uma vez mais comprovar a qualidade da formação ministrada e dos formadores do MODATEX. Em 2013, por exemplo, Rúben Damásio conquistou uma medalha de excelência no WorldSkills, em Leipizig, e, um ano depois, Ana Rita Gaspar e Joana Filipa Caetano arrecadaram a medalha de prata no EuroSkills, em Lille”, revela o responsável.
Campeonatos das Profissões:
Os Campeonatos das Profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários). Com estes Campeonatos, visa-se aferir a eficácia da formação profissional ministrada pelos diferentes operadores, e, simultaneamente, induzir fatores de crescente qualidade, inovação e criatividade nos processos de ensino-aprendizagem.
Os Campeonatos têm lugar de dois em dois anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações nas fases de pré-seleção, que disputam entre si o título de campeão nacional em cada profissão. Os campeões da fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu e Mundial das Profissões, organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

 

https://sicnoticias.pt/pais/2019-11-28-Criador-Yves-Saint-Laurent-inspira-campeonato-de-moda-no-Porto

 

 

Tags: