FORMAÇÃO JOVENS ADULTOS

Formação para Jovens

 

Cursos de Aprendizagem

 

Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial de nível 4 para jovens, que permitem obter uma certificação escolar e profissional, com uma forte componente de formação realizado em contexto de empresa, com o objetivo de inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos superiores. Destinam-se a jovens com idade até aos 29 anos (inclusivé) e com habilitação ao nível do 9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do ensino secundário.

Os cursos de Aprendizagem conferem Diploma de ensino secundário (12º ano) e de saída Profissional.

Os Jovens têm a possibilidade de realizar estágio internacional no âmbito do Programa Programa Erasmus+.

 

Conheça a nossa oferta de formação para jovens em APR

 


Cursos de Aprendizagem +

 

Os Cursos de Aprendizagem +, são cursos pós secundários não superiores, que permitem obter uma certificação de nível 5, com uma forte componente de formação realizado em contexto de empresa, com o objetivo de inserção no mercado de trabalho e o prosseguimento de estudos superiores. Destinam-se a jovens com idade até os 29 anos (inclusivé) e com habilitação ao nível do 12º ano de escolaridade ou superior.

Os Jovens têm a possibilidade de realizar estágio internacional no âmbito do Programa Programa Erasmus+.

 

Conheça a nossa oferta de formação para jovens em APR+

 


Cursos de Especialização Tecnológica (CET)

 

Os cursos de Especialização Tecnológica (CET) são cursos pós-secundários não superiores, que conferem uma qualificação profissional de nível 5, constituindo uma alternativa para a profissionalização de técnicos especializados respondendo às necessidades de quadros intermédios por parte do tecido empresarial. Destina-se a jovens e adultos com habilitações ao nível do 12º ano de escolaridade. São considerados também indivíduos que já detenham um curso de nível III, bem como, nível IV ou ensino superior e que pretendam requalificação profissional.

Os formandos de cursos CET têm a possibilidade de realizar estágio internacional no âmbito do Programa Programa Erasmus+

 

 


Programa Jovem +Digital

 

O Programa «Jovem + Digital» é um programa de formação para a aquisição de competências na área digital, destinado a jovens adultos, com idades entre os 18 e 35 anos, que queiram melhorar as suas competências na área digital.

Estes percursos têm uma duração até 350 horas, com certificação autónoma. As unidades de formação realizadas creditam para a obtenção de uma qualificação na área digital de nível 4 ou 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

 

Conheça a nossa oferta de formação no Programa Jovem + Digital

 


 Formação para Adultos

  

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

Os cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) visam elevar os níveis de habilitação escolar e/ou profissional da população adulta, através de uma oferta integrada de educação e formação que potencie as suas condições de empregabilidade e que inclui Formação em Contexto de trabalho no Plano Curricular.

Esta via qualificante destina-se a candidatos com idade igual ou superior a 18 anos ou idade igual ou superior a 21 anos (em ações de nível IV de dupla Certificação), desempregados ou empregados (apenas em regime pós-laboral).

Importa referir que a título excecional, podem ser admitidos candidatos com idade inferior a 18 anos, desde que, se encontrem inseridos no mercado de trabalho.

 

A oferta formativa EFA inclui ações de formação:

  • EFA de dupla Certificação de nível 2:
    • condição de acesso do 6ª ao 8º ano
    • confere Certificado de 9º ano e de Saída Profissional de nível 2
  •  EFA Profissional de nível 2:
    • condição de acesso do 9º ano
    • confere Certificado de Saída Profissional de nível 2
  •  EFA de dupla Certificação de nível 4:
    • condição de acesso do 9º a 11º ano
    • confere Certificado de 12º ano e de Saída Profissional de nível 4
  •  EFA Profissional de nível 4:
    • condição de acesso do 12º ano
    • confere Certificado de Saída Profissional de nível 4
       

Os formandos podem obter Certificado de Dupla Certificação ou Certificado de Saída Profissional, na conjugação das várias modalidades de Formação e Educação de Adultos em que tenha obtido Certificações, desde que obtida a qualificação completa (todas as UFCDs e Prática e Contexto de Trabalho) de uma saída profissional:

Conheça a nossa oferta de formação EFA

 


Cursos de Formação Modular Certificada

 

A Formação Modular Certificada visa o desenvolvimento de um suporte privilegiado para a flexibilização e diversificação da oferta de formação contínua, integrada no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ), com vista a aperfeiçoamento e especialização e à construção progressiva de uma qualificação profissional. Destina-se a ativos empregados ou desempregados, com idade igual ou superior a 18 anos. Esta via de qualificação tem por base as unidades de formação de curta duração, de 25 ou 50 horas.

 

Os formandos de cursos de Formação Modular Certificada têm a possibilidade de realizar estágio internacional no âmbito do Programa Erasmus+.

 

 

Conheça a nossa oferta de Formação Modular Certificada e Vida Ativa / presencial

 

Conheça a nossa oferta de Formação Modular Certificada e Vida Ativa / e-learning

 

Conheça a nossa oferta de Formação Modular Certificada e Vida Ativa / b-learning

 


Percursos Formativos Vida Ativa

 

A medida Vida Ativa assenta num percurso formativo constituído por Formações Modulares Certificadas, com componente de formação em contexto de trabalho em empresa, com o objetivo de dotar competências essenciais e ajustadas ao desempenho de determinada profissão, com elevado nível de empregabilidade, de uma forma célere, para responder as necessidades prementes do setor têxtil e do vestuário.

Conheça a nossa oferta na área da Formação Modular Certificada. 

 


Cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) 

O Programa Português Língua de Acolhimento (PLA) visa a aquisição de competências essenciais na expressão e compreensão da língua portuguesa e o conhecimento dos direitos básicos de cidadania, entendidos como componentes essenciais de um adequado processo de integração, através de um conjunto de ações de formação em língua portuguesa, cidadania e português técnico.

 

Este programa destina-se à população imigrante adulta, com idade igual ou superior a 18 anos, residente em Portugal, empregados ou desempregados, que comprove não possuir nacionalidade portuguesa e que apresente uma situação, devidamente regularizada de estadia, permanência ou residência em Portugal.

 

Conheça a nossa oferta de formação para Cursos de Portugûes Língua de Acolhimento (PLA)