ERASMUS+ FACTIVE

O setor do têxtil e vestuário é uma das áreas económicas de maior relevo na União Europeia, oferecendo produtos inovadores e de alta qualidade.

A necessidade de acompanhamento da indústria às diversas e constantes necessidades do mercado, aliado ao envelhecimento e diminuição dos seus recursos humanos, traduz-se numa necessidade de melhoria das qualificações dos seus trabalhadores e captação de novos talentos para o setor.

Áreas como a inovação, gestão e internacionalização assumem-se prioritárias, como evidenciado no programa TECLO. No domínio da EFP (Educação e Formação Profissional), a criação de novas ferramentas, a adoção de metodologias mais flexíveis e eficazes, assumem-se como essenciais para a aproximação entre EFP e o mercado de trabalho (www.s4tclfblueprint.eu).

O projeto FACTIVE (Flipped classroom training Approach for Clothing and Textile Innovative VET Education) pretende ser uma resposta a estas necessidades, tendo como objetivos:

  • Melhorar a qualidade e a relevância da oferta de ensino e formação profissional na área têxtil e do vestuário, através de uma abordagem de aprendizagem inovadora baseada na metodologia de “sala de aula invertida” (Flipped Classroom methodology) e na abordagem de aprendizagem baseada em cenários;
  • Melhorar o nível e a avaliação das competências dos alunos, incluindo o empreendedorismo, a inovação não tecnológica e a internacionalização;
  • Promover a adoção de práticas inovadoras, através da utilização de ferramentas de aprendizagem abertas e flexíveis.

 

Parceiros

  • MODATEX (PT)
  • CITEVE (PT)
  • STEP (SI)
  • Link Campus University (IT)
  • CIAPE (IT)
  • Institut Terrasa (SP)
  • Associacio Agrupacio D'Empreses Innovadores Textils (SP)
  • IVOC (BE)
  • Creative Thinking Development (GR)

 

O projeto tem como ponto de partida uma análise das necessidades das empresas no que concerne à inovação não tecnológica e às competências de internacionalização para construir um MOOC (Massive Open Online Course) TECLO com novos conteúdos e desenvolver uma metodologia “Flipped Classroom” para ser posteriormente aplicada por formadores de EFP do setor têxtil e vestuário.

Assim, as principais atividades previstas traduzem-se em:

  1. Desenvolvimento de uma nova abordagem de aprendizagem flexível, integrada e inovadora para os formadores da EFP, com base na metodologia “Flipped Classroom; para ultrapassar os limites das abordagens tradicionais, demasiado teóricas, de formação de EFP;
  2. Integração do TECLO MOOC com novos conteúdos, com base em situações reais de trabalho definidas com a colaboração de empresas europeias do setor ITV;
  3. Validação da abordagem FACTIVE pelos parceiros do projeto;
  4. Teste da abordagem FACTIVE pelos stakeholders relevantes;
  5. Desenvolvimento de uma comunidade de práticas para formadores e prestadores de EFP;
  6. Construção de um manual para professores e formadores de EFP contendo diretrizes sobre a utilização das ferramentas de formação e a avaliação dos resultados de aprendizagem.

O FACTIVE é um projeto financiado pela União Europeia através do Programa Erasmus+, iniciado em novembro de 2020 e com término previsto em 2023 (30 meses).

 

Visite e acompanhe o projeto FACTIVE em www.factiveproject.eu / Facebook / LinkedIn

Para mais informações e participação neste projeto com contributos, queira por favor contactar pelo e-mail international.mx@modatex.pt.

 

Factive News

 

 2020-1-PT01-KA202-078344

Erasmus+