O Sistema Europeu de Créditos do Ensino e da Formação Profissional – ECVET (European Credit System for Vocational Education and Training) tem vindo ser desenvolvido no âmbito da cooperação europeia em matéria de educação e formação profissional, sob a égide e orientação da Comissão Europeia.
O ECVET é um quadro técnico comum que visa a transferência, o reconhecimento e a acumulação de resultados de aprendizagem, num contexto de mobilidade, para efeitos de obtenção de uma qualificação. É aplicável a todos os resultados de aprendizagem alcançados por um indivíduo nos diferentes percursos de ensino e de aprendizagem e que são depois transferidos, reconhecidos e acumulados com vista à obtenção de uma qualificação. O Sistema foi criado para funcionar em complementaridade com outros instrumentos europeus e visa facilitar aos cidadãos europeus o reconhecimento, num outro Estado Membro, das suas formações, das suas competências e dos seus conhecimentos.
O Sistema ECVET é o grande tema em toda a Europa, mas ainda existem poucos projetos focados na criação de unidades de resultados de aprendizagem, especialmente na área do têxtil e do vestuário.
Neste contexto surge o projeto Erasmus + EDTEX – International Strategic Partnership in Textile Education (Parceria Internacional Estratégica na educação Têxtil), sendo a sua tipologia (ação- chave) a Cooperação para a Inovação e a partilha de Boas Práticas – Estabelecimento de parcerias estratégicas para e Ensino de Formação Profissional.
O consórcio de parceiros do projeto é constituído por um coordenador e outros 8 parceiros principais. Os países parceiros foram escolhidos do ponto de vista de uma história semelhante da indústria têxtil e vestuário, sendo eles Portugal, Polónia, Espanha e República Checa. Cada país é representado por uma associação/entidade representativa da indústria têxtil e uma Instituição de Ensino e/ou Centro de Formação Profissional vocacionado para a área têxtil.
Na Indústria têxtil europeia, de uma forma generalizada, existe uma diferença significativa entre as necessidades da indústria e os níveis de qualificação provenientes dos Centros de Formação Profissional e Escolas Secundárias. Acresce ainda o facto de cada país ter o seu sistema de ensino/formação profissional. As diferenças identificadas têm contribuído para o aumento do desemprego jovem bem como a falta de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho. No âmbito deste contexto, o projeto EDTEX pretende:
O projeto irá desenvolver um conjunto de trabalhos no sentido de obter 4 Resultados determinantes:
O projeto EDTEX é um projeto europeu, financiado pelo Programa ERASMUS +, tem uma duração de 24 meses, tendo tido o seu início em Dezembro de 2016.