ERASMUS+ MODISTO

A sustentabilidade assume-se como uma prioridade mundial em pleno século XXI. Não obstante, os representantes do setor da moda e vestuário na Europa identificaram a sustentabilidade como uma prioridade determinante para o futuro deste setor industrial, uma vez que esta indústria é responsável atualmente pela produção de cerca de 20% das águas residuais globais e por 10% das emissões globais de carbono.

Perante estes factos, urge a necessidade em criar e adaptar práticas inovadoras relativas à produção e consumo sustentável no setor têxtil e da moda, sendo que o ensino e formação profissional (EFP) assumem um papel preponderante na inclusão e fomento dessas práticas em contextos de ensino, para futura aplicação no setor produtivo têxtil e vestuário.

Nesse âmbito surge o projeto MODISTO (Moda y Diseño Sostenible), com o objetivo de criar materiais didáticos com base em práticas inovadoras de produção e consumo sustentável, para inclusão nos currículos das formações EFP, e consequentemente, dotar os seus formandos/alunos com as referidas competências.

 

Este projeto tem como objetivos:

Desenvolver um curso na modalidade de e-learning para ser utilizado como apoio aos professores/formadores de EFP, cujos conteúdos estarão relacionados com a conceção ecológica e a sustentabilidade, e a sua utilização destinada ao setor do vestuário e da moda;

Promover e divulgar o curso de e-learning nos centros de EFP dos quatro países participantes;

Tornar os recursos do curso e-learning abertamente disponíveis e promovidos a nível internacional como um recurso educativo aberto.

 

No projeto MODISTO participam centros de formação profissional, associações profissionais da moda e setor do vestuário, organizações envolvidas na implementação de programas vocacionais e na criação de recursos didáticos, oriundos de Espanha, Portugal, República Checa e Itália.

 

Parceiros:

 

MODATEX (PT)

ATP (PT)

Asociacion de Empresas Confeccion Y Moda De La Comunidad De Madrid (SP)

Asociacion de Moda Sostenible de España (SP)

Formacion Y Educacion Integral (SP)

Asociace Textilniho-Odevniho-Kozedelneho Prumyslu (CZ)

Textilni zkusebni ustav (CZ)

CONFORM (IT)

Accademia Di Belle Arti Di Napoli (IT)

 

O curso e-learning projetado pelo MODISTO será constituído por quatro módulos: i. Eco-design; ii. Materiais sustentáveis; iii. Eco-labeling e certificação; iii. Sustentabilidade (moda e vestuário); com a inclusão de atividades baseadas em casos reais.

 

 

O MODISTO é um projeto financiado pela União Europeia através do Programa Erasmus+, iniciado em novembro de 2020 e com término previsto no final de outubro de 2022 (24 meses).

 

Visite e acompanhe o projeto MODISTO em https://proyecto-modisto.eu/pt 

 

Acesso ao curso E-learning de forma gratuita em: https://erudire.it/ 



Para mais informações e participação neste projeto com contributos, queira por favor contactar pelo e-mail international.mx@modatex.pt

 

 

MODISTO News

 

Código do projeto:

 2020-1-ES01-KA202-081939