O MODATEX através das suas Unidades Orgânicas disponibiliza ao setor da indústria têxtil e do vestuário, para além de uma oferta formativa diversificada e de reconhecida qualidade, um vasto leque de serviços adequados às reais necessidades das empresas e dos seus colaboradores.
Com uma vasta experiência na elaboração de programas integrados de formação adaptados às necessidades específicas de cada empresa, construímos soluções para desenvolver competências pessoais e organizacionais intraempresa:
Formação para ativos empregados: Para a formação intraempresa o desenho da solução essencial à obtenção dos resultados esperados é suportado pelas seguintes fases:
Design Têxtil e Moda
Merchandising e Vitrinismo aplicado à ITV
Styling
Arts & Crafts
Artes e Tecnologias Gráficas
Modista
Alfaiataria
Acessórios de Moda
Fiação
Tricotagem
Tecelagem
Tinturaria | Estamparia | Acabamentos
Modelação de Vestuário
Controlo da Qualidade na ITV
Manutenção/Afinação de máquinas
Materiais, Tecnologia Têxtil e do Vestuário
Marketing digital de moda e E-Commerce
Sistemas Digitais de Debuxo
Sistemas Digitais de Modelação
Softwares para Design
Confeção
Gestão da Qualidade
Planeamento e Gestão da Produção
Gestão, Logística e Comércio Internacional
Desenvolvimento pessoal e organizacional, Línguas Estrangeiras e TIC
Ambiente, Higiene e Segurança no Trabalho
Português para falantes de outras Línguas
Formação de Formadores
Formação para desempregados: projeto qualificante Formar para Empregar - O Formar para Empregar é um projeto formativo direcionado para a empregabilidade efetiva no âmbito do programa Vida Ativa. Resulta da colaboração entre o MODATEX, as Empresas do Setor da Indústria Têxtil e Vestuário e os Centros de Emprego numa lógica de ajustamento entre a oferta existente (desempregados inscritos) e a procura de profissionais qualificados.
Os percursos formativos modulares são definidos em função das necessidades manifestadas pela empresa. Os candidatos são convocados para uma sessão informativa e eventual realização de prova técnica na empresa onde terá lugar a formação. A constituição da turma é condicionada pelo resultado do processo de seleção.
Consultoria Formativa: Contamos com colaboradores qualificados e preparados para encontrar as melhores soluções para a sua empresa sob a forma de assistência técnica / consultoria formativa. Realizamos diagnósticos técnico-organizacionais com definição de Planos de Desenvolvimento e sua Implementação.
Sempre que possível propomos a alocação da prestação de serviços a projetos financiados, que executamos em parceria com Associações Empresariais e empresas de Consultoria. Somos solidários na execução de projetos de Formação-ação PME, Projetos Autónomos de Formação, Cheque-Formação, Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização, Inovação Produtiva.
Centros Qualifica: O MODATEX desenvolve Processos RVCC (Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências) nas empresas, seja RVCC escolar para a obtenção do ensino básico completo (9º ano) ou o ensino secundário completo (12º ano) assim como o RVCC profissional. Os Processos RVCC desenvolvem-se a partir da experiência obtida ao longo da vida e no caso do RVCC Profissional com a aplicação de instrumentos que permita fazer o Reconhecimento e Validação de Competências de uma determinada saída Profissional com consequente sessão de Júri para a Certificação de Competências nessa mesma saída profissional.
O Processo RVCC Profissional contempla a realização de Formação Complementar a realizar na própria empresa / posto de trabalho, a partir do diagnóstico realizado individualmente a cada colaborador da empresa, sendo o planeamento de intervenção realizado em conjunto entre MODATEX e Empresa.
Clique no link para mais informações sobre o Centro Qualifica MODATEX, com instalações e equipa em Porto, Lisboa, Covilhã, Barcelos e Vila das Aves e com a possibilidade de realização de Processo RVCC nas empresas.
Estágios Protocolares (acolher formandos na empresa): O MODATEX estabelece protocolos com empresas para receber estagiários no âmbito da Formação Prática em Contexto de trabalho (FPCT) das suas ações de qualificação profissional.
Esta componente formativa não tem encargos para a entidade recetora do estagiário, sendo realizada na empresa sob a orientação de um tutor. O objetivo é o de desenvolver novas competências, consolidando as adquiridas durante a formação no MODATEX através da realização de atividades essenciais ao exercício profissional, bem como o de facilitar a futura (re)inserção profissional.