Formação Modular Certificada - B-Learning

MKT digital de moda e E-Commerce

Marketing Digital de Moda

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DATA Prevista
2020-09-21 - 2020-12-18

HORÁRIO
Sessões sincronas e presenciais duas vezes por semana (a definir) das 19.00 h às 22-00h

Duração
75h

Centro de formação
Vila das Aves

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Motivação e interesse para a área
- Data de inscrição

Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações.

Apoios Sociais
Subsidio de alimentação:4,77€/ dia ( frequência minima de 3 horas)

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

O curso de Marketing Digital de Moda é um percurso formativo composto por UFCD do Catálogo Nacional de Qualificação,
Pretende-se desenvolver competências das equipas de marketing e comercial das empresas, ao nível do relacionamento interativo e digital com os seus segmentos de mercado e contribuir assim para um incremento do Know-how e competitividade das empresas, das insígnias de moda e dos designers nacionais.


1ª Fase do curso (33 horas)
- Enquadramento e introdução ao marketing digital no setor da Moda:

Alianças estratégicas entre empresas;
Lançamento de coleções-cápsula e de coleções exclusivas;
Lojas pop-up (pop-up retail);
Outlets;
Retailainment;
Abertura de lojas físicas pelos online retailers;
Omnicalidade;
Geo-targeting;
Papel ativo do cliente;
Comprar com realidade virtual e realidade aumentada;
Moda sustentável.


- A presença digital das empresas e marcas de moda:

Análise a case studies nacionais e internacionais;
Campanhas digitais de moda.


- Marketing-Mix digital aplicado à moda:

Produto, preço, distribuição, comunicação, pessoas, processos, evidências físicas;
Moda e Tecnologia;
A comunicação digital de moda;
A construção da Marca de moda online;
Plano de Comunicação e Ferramentas de comunicação integrada (On e Offline);
E-mail marketing;
Marketing de Conteúdo e storytelling das marcas de moda;
Gamificação de Moda;
Case Studies.


- Gestão de social Media na Moda:

Redes Sociais na Moda;
Redes sociais e comunidades temáticas;
Ferramentas de análise;
Técnicas de Webcopywriting;
Estratégia de Social Media;
Campanhas de publicidade nas redes sociais;
Calendário editorial e plano de conteúdos;
Blogues de Moda;
Case studies.


2ª Fase do curso (42 horas):
Preparação, desenvolvimento e apresentação de projeto individual 360º, com as seguintes opções:

- "Digital Analytics" - O formando será capaz de analisar diferentes dados digitais de uma marca e elaborar uma proposta de melhoria com base na informação recolhida na web e nas redes sociais.

Analisar o comportamento dos visitantes de um site através do Google Analytics;
Analisar as redes sociais de uma marca através do Facebook Analytics e outras ferramentas;
Analisar a optimização de um site (SEO);
Elaborar um relatório com os dados recolhidos e analisados;
Elaborar uma proposta de melhoria (web, social, media, seo).

NOTA: Para este projeto, é recomendável que o formando seja o responsável de um site, para que seja possível estabelecer a ligação com o Google Analytics (é necessário introduzir o Código de Acompanhamento no site).

"De acordo com um estudo de Harvard sobre Big Data, as empresas que adotam Web Analytics conseguem ser 5% mais produtivas e são 6% mais previsíveis quando tomam decisões baseadas em dados..."

- "Social Media" - O Formando será capaz de criar e gerir duas redes sociais (Facebook e Instagram/Pinterest):

Elaboração do plano de Social Media;
Criação de uma página profissional no Instagram, Facebook e Pinterest;
Criação e publicação dos conteúdos nas redes sociais;
Criação de publicidade online através do "Gestor de Anúncios" do Facebook.


- "Wordpress" - O formando será capaz de criar e gerir um blogue de moda através da plataforma Wordpress.

Criação do plano de comunicação;
Criação de um blogue de moda;
Criação dos conteúdos para o blogue.


Resultados de Aprendizagem


- Esclarecer sobre a crescente relevância que o fator digital assume nos vários quadrantes da indústria têxtil e vestuário
- Conhecer os Case studies nacionais e internacionais, no âmbito de campanhas de marketing digital, no setor da moda
- Contribuir para um incremento do Know-how e competitividade das empresas, das insígnias de moda e designers nacionais.
- Alavancar negócios emergentes pela comunicação digital.
- Inovar e diferenciar no planeamento estratégico do marketing digital de moda.
- Desenvolver um projeto individual final, por opção do formando de: Blogue de Moda, Criação e gestão de duas redes sociais ou análise de dados digitais (utilização do Google Analytics), em que cada formando seleciona e providencia a empresa/marca para o desenvolvimento do seu projeto.


Destinatários

O curso é dirigido a profissionais com interesse em desenvolver novas competências em Marketing e Comunicação Digital, a empreendedores para a criação da própria marca e negócio, assim como a empreendedores por conta de outrem na permanente inovação da ITV.


Metodologias

A ação de formação de Marketing Digital de Moda desenvolve-se em sistema B-Learning (sessões presenciais e à distância). As unidade de Formação de carater teórico podem ser desenvolvidas em sistema de Formação a Distância na SALA VIRTUAL do MODATEX, em sessões síncronas, podendo também desenvolver-se sessões assíncronas a Distância para o desenvolvimento prático de trabalhos/projetos. As sessões de debate são realizadas presencialmente.

O curso desenvolve-se em duas fases. Na primeira fase, com 33 horas, são desenvolvidos os conteúdos teóricos para debate numa lógica de partilha de informação e de case studies nacionais e internacionais. Na segunda fase, com 42 horas, é realizado pelo formador o exemplo da aplicação dos 3 temas de projeto (Digital Analytics, Social Media, Wordpress) e pelos formandos o desenvolvimento de projeto 360º num dos 3 temas por opção de cada formando e com apresentação "Pitch" no final do curso.

O curso contará também com a presença de convidados da área do Marketing Digital de Moda e Bloggers de Moda.

Plano curricular:

UFCD 9214 - Marketing digital - 25 horas

UFCD 9216 - Meios de comunicação digital - 25 horas

UFCD 9219 - Social Media - 25 horas


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa
superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.


Nível do curso

--


Condições de acesso

Habilitações

Ensino Secundário


Idade

Igual ou superior a 18


Condições específicas de acesso

Os Formandos devem ter equipamento informático com ligação à internet.


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado