Aprendizagem - presencial

Modelação de Vestuário

Modelista de Vestuário

 voltar
DATA Prevista
2020-11-02 - 2023-07-30

HORÁRIO
2ª a 6ª feira das 9,00 às 17.00 horas

Duração
3660h

Centro de formação
Porto

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Motivação para a área profissional de modelação de vestuário (20%);
- Prova de avaliação de competências (20%);
- Entrevista (60%)

A Seleção será efetuada através de seriação por data de inscrição, para um mínimo de vagas.

Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações.

Apoios Sociais
Apoios sociais a desempregados:

- Bolsa de profissionalização: Valor pago por hora assistida até ao máximo de 10% do IAS - Subsídio de alimentação: 4,77 € / dia (Frequência mínima de 3 horas)
- Subsídio de acolhimento: até ao máximo de 50% do IAS
- Despesas de transporte : valor do transporte público ou Subsídio de transporte :até ao máximo de 15% do IAS

Nota: O valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, subsídio de acolhimento e despesa ou subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Com o curso de Aprendizagem em Modelista de Vestuário pretende-se desenvolver competências em executar e adaptar moldes de modelos de peças de vestuário com vista à sua confecção, com o recurso às tecnologias digitais de CAD modelação.


Resultados de Aprendizagem

- Estudar modelos para diversas peças de vestuário, analisando croquis e fichas técnicas, com vista a definir as especificações dos componentes das peças no que se refere às suas dimensões.
- Executar e adaptar os moldes-base dos modelos.
- Orientar e/ou executar o protótipo do molde-base.
- Efetuar a gradação dos moldes manualmente ou através de sistema informático, executando-os para as diferentes medidas a partir do molde-base aprovado, seguindo as medidas padronizadas ou efetuando os cálculos necessários para a sua determinação.
- Colaborar na definição de especificações técnicas necessárias à confeção do modelo.


Destinatários

Formação de jovens para a obtenção de habilitações escolares do 12º ano e da qualificação profissional de nível 4 em Modelista de Vestuário.


Metodologias

A formação desenvolve-se em sistema presencial em sala de formação com equipamentos especícos no Centro de Formação e forte componente de estágio na empresa durante os 3 períodos do curso.

Os cursos de Aprendizagem estão estruturados pelas seguintes componentes de formação: Sociocultural, Científica, Tecnológica, Prática na empresa

A Formação prática é realizada em Contexto de Trabalho em empresa do setor, ao longo da ação de formação. Esta componente tem como objetivos, proporcionar:
A realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação;
Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a atividades concretas em contexto real de trabalho;
Desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;
Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
Conhecimento da organização empresarial.


A FPCT (formação prática em contexto de trabalho) pressupõe, assim, que o seu desenvolvimento se processe num quadro de interatividade e de complementaridade com as restantes componentes e contextos de formação.
Neste sentido, para além da consolidação das aprendizagens realizadas em contexto de formação, esta componente deve garantir, igualmente, a aquisição de novas aprendizagens, traduzidas nos resultados de aprendizagem abaixo identificados, que concorram, de forma efetiva, para o cumprimento do perfil associado a esta saída profissional.

Resultados de Aprendizagem da FPCT:

- Analisa a tabela de medidas e adquire as técnicas e métodos inerentes ao processo de graduação de moldes de calça e macacão.
- Executa a graduação de moldes de calça e macacão, aplicando e desenvolvendo as técnicas de cálculo numérico e de geometria.
- Executa todas as operações de costura em pormenores de casaco e blusão, mediante fichas com especificações técnicas.
- Corta o protótipo ou peça final de casaco e blusão.
- Costura casacos e blusões, mediante fichas com especificações técnicas.
- Executa os traçados dos moldes base de casaco.
- Executa os traçados dos moldes base de blusão.
- Aplica as técnicas e métodos inerentes à execução dos diversos pormenores e detalhes específicos de casaco e de blusão.
- Analisa a ficha técnica do modelo e adquire as técnicas e métodos inerentes ao processo de transformação utilizados na realização de moldes de casaco e blusão.
- Aplica as técnicas e métodos inerentes ao processo de transformação de moldes de casaco e blusão.
- Analisa a tabela de medidas e adquire as técnicas e métodos inerentes ao processo de graduação de moldes de casaco e blusão.
- Executa a graduação de moldes de casaco e blusão, aplicando e desenvolvendo as técnicas de cálculo numérico e de geometria.


Para mais informações sobre a estrutura curricular, consulte esta saída profissional no Catálogo Nacional de Qualificações.


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".
O curso está organizado em 3 períodos, com avaliação por período por emissão de pauta de avaliação.


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido Diploma com a habilitação escolar do ensino secundário completo e a qualificação profissional de nível 4 em Modelista de Vestuário.


Nível do curso

4


Condições de acesso

Habilitações

9º ano


Idade

Entre 18 e os 24


Situação face ao emprego

Desempregado