EFA - presencial

Tecelagem

Técnico/a de Tecelagem

 voltar
DATA Prevista
2020-12-02 - 2022-05-10

HORÁRIO
2ª a 6ª feira das 9.00h às 12.30h e das 13.30 às 17.00h

Duração
1970h

Centro de formação
Vila das Aves

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Motivação e interesse para a área (entrevista)
- Data de inscrição
Nota: Caso tenha menos de 23 anos, contate o Modatex para o e-mail polo.vilaaves@modatex.pt ou para 252 820 910

Todos os candidatos a ações de formação no Modatex passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações




Apoios Sociais
A aplicar a desempregados:
- Bolsa de formação: Valor pago por hora assistida até ao máximo de 50% do IAS
- Subsídio de alimentação: 4,77 € / dia (Frequência mínima de 3 horas)
- Subsídio de acolhimento: até ao máximo de 50% do IAS.

Nota: O valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, subsídio de acolhimento e despesa ou subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.

Refª da ação
91A203C04862001

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Desenvolver competências para a coordenação do planeamneto, produção e manutenção dos setores da preparação à tecelagem e tecelagem tecelagem, tendo em conta as encomendas os stocks de matérias primas, equipamentos e recursos humanos.



Resultados de Aprendizagem

- Executar a programação diária da produção, tendo em conta as encomendas, os stocks de matérias-primas, os equipamentos e os meios humanos disponíveis.

- Distribuir, orientar e controlar a execução dos trabalhos da secção de tecelagem, ao nível da qualidade, dos prazos de realização e do cumprimento das normas de Segurança, Higiene e Saúde, tendo em conta a programação diária da produção e propondo medidas alternativas em função dos desvios detectados.

- Determinar os parâmetros de programação das máquinas de tecelagem, nomeadamente, velocidade da máquina, graduação do pente, número de passagens e tensão dos fios, tendo em conta o processo de tecelagem, as características da matéria prima e o desenho a obter.

- Verificar, visualmente e/ou utilizando instrumentos de medida, a conformidade das amostras resultantes do processo de tecelagem com o produto pretendido, nomeadamente, ao nível da apresentação do tecido, das dimensões, da gramagem e do desenho obtido, tendo em conta as especificações técnicas e os padrões de qualidade definidos.

- Registar informações de carácter técnico relativas às deficiências das amostras, anomalias dos processos e disfuncionamentos dos equipamentos.

- Assegurar a gestão de stocks da secção de tecelagem, providenciando o abastecimento das matérias-primas, verificando a sua qualidade e quantidade e orientando a sua distribuição.


Destinatários

- Motivação e interesse para a área (entrevista)
- Data de inscrição
- Nota: Caso tenha menos de 23 anos, contate o Modatex para o e-mail polo.vilaaves@modatex.pt ou para 252 820 910
Todos os candidatos a ações de formação no Modatex passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e especificos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição de categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior a 10 ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do Modatex. No que respeita à certificação srá emitido um Certificado de Formação Profissional e de Diploma se aplicável.


Nível do curso

4


Condições de acesso

Habilitações

9º ano


Idade

Igual ou superior a 23


Situação face ao emprego

Desempregado