EFA - presencial

Modista

Costureiro/a Modista - EFA Tecnológico

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DATA Prevista
2020-10-12 - 2021-06-18

HORÁRIO
Sessões presenciais de 2ª a 6ª feira das 9h-12h30 e das 13h30 às 17h

Duração
1010h

Centro de formação
Barcelos

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Motivação e interesse para a área Costureiro(a) Modista (entrevista - 60%).
- Competências técnicas (prova técnica de orientação espacial - 40%).
- Data de inscrição.

Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações.

Apoios Sociais
Bolsa de formação: Valor pago por hora assistida até ao máximo de 35% do IAS
- Subsídio de alimentação: 4,77 € / dia (Frequência mínima de 3 horas)
- Subsídio de acolhimento: até ao máximo de 35% do IAS
- Despesas de transporte: valor do transporte público ou Subsídio de transporte até ao máximo de 15% do IAS

Nota: O valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, subsídio de acolhimento e despesa ou subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.

Refª da ação
91B202A31542001

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

O curso EFA Tecnológico de Costureiro/a Modista surge de uma necessidade de qualificação específica, numa área da indústria têxtil e vestuário que se encontra em expansão. Num mundo de trabalho cada vez mais pautado pelo empreendorismo e proatividade, os cursos de formação para adultos traduzem-se em oportunidades de reinvenção, qualificação e empregabilidade.

Este curso tem como objetivo que os formandos desenvolvam competências em operações de modelação, corte e confecção na execução de artigos de vestuário (calças, saias, vestidos e casacos).


Resultados de Aprendizagem

- Preparar e organizar o trabalho a fim de efectuar as operações de modelação, corte e confecção relativas à execução de artigos de vestuário.

- Executar a modelação e o corte de componentes de artigos de vestuário, utilizando os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos adequados.

- Executar a confecção de componentes e de artigos de vestuário, utilizando os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos adequados.

- Efetuar o controlo de qualidade dos artigos de vestuário confecionados, verificando a sua conformidade com as especificações técnicas e caso seja necessário, proceder aos acertos adequados.

- Registar informações de carácter técnico, relativas à sua atividade.


Destinatários

Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos, com interesse e motivação para a área de Costureiro/a Modista.


Metodologias

O curso EFA Tecnológico de Costureiro/a Modista desenvolve-se em sistema presencial e tem a duração total de 1010 horas.

Este curso confere a Certificação Profissional de nível 4 na saída Profissional de Costureiro/a Modista.

O curso EFA Tecnológico de Costureiro/a Modista está dividido em 3 componentes formativas:

Formação Tecnológica (850 horas totais divididos em 2 componentes)

- Operações de modelação – 325 horas

UFCD 1777 – Iniciação à modelação
UFCD 1779 – Modelação de camisas
UFCD 1782 – Modelação de calças
UFCD 1785 – Modelação de saias
UFCD 1788 – Modelação de vestidos
UFCD 1790 – Modelação de casaco clássico
UFCD 1792 – Modelação de casaco tailleur

- Operações de corte, confecção e acabamentos – 525 Horas

UFCD 1774 – Iniciação à costura
UFCD 1775 – Exercícios em tecido
UFCD 1776 – Iniciação à confecção de peças
UFCD 1778 – Introdução ao corte
UFCD 1780 – Corte de camisas
UFCD 1781 – Preparação, montagem e acabamento de camisas
UFCD 1783 – Corte de calças
UFCD1784 – Preparação, montagem e acabamento de calças
UFCD 1786 – Corte de saias e vestidos
UFCD 1787 – Preparação, montagem e acabamento de saias
UFCD 1789 - Preparação, montagem e acabamento de vestidos
UFCD 1791 – Construção de golas
UFCD 1793 – Corte de casacos
UFCD 1794 – Preparação e montagem do casaco clássico
UFCD 1795 – Preparação e montagem do casaco tailleur
UFCD 1796 – Acabamentos dos casacos

Aprender com autonomia – 40 horas

Formação prática em contexto de trabalho – 120 horas



Poderá consultar estes e outros referenciais de formação em www.catalogo.anqep.gov.pt


Avaliação

Metodologia: Os princípios orientadores dos cursos EFA - designadamente, o reconhecimento, validação e certificação de competências previamente adquiridas, a integração das componentes de formação de base e tecnológica e o desenvolvimento de processos reflexivos - pressupõem a implementação de um quadro metodológico, baseado em estratégias pedagógicas flexíveis e na valorização das experiências de vida dos adultos, facilitador da aquisição e desenvolvimento de competências.

É neste enquadramento que se justifica o desenvolvimento dos Temas de Vida nos cursos EFA de nível básico e da área de PRA nos cursos EFA de nível secundário.

As metodologias de formação sustentam-se em actividades integradoras, que apelam a competências já detidas pelos adultos e promovem a aquisição de novas, desenvolvendo capacidades de investigação, reflexão, análise crítica e resolução de problemas, num quadro de reconhecimento da aplicabilidade das aprendizagens realizadas.

Com a alteração do modelo de formação, sendo que a avaliação é uma dimensão intrínseca de qualquer projecto formativo, torna-se necessário considerar um modelo de avaliação coerente com o modelo de formação.

A identificação do(s) tema(s) de vida é feita pelos adultos, a partir das suas histórias de vida, no âmbito do módulo Aprender com Autonomia e dinamizado pelo Mediador, com a colaboração dos restantes formadores.

O desenvolvimento do tema pode ser individual ou em grupo e deve permitir o estabelecimento de dinâmicas de formação centradas em actividades integradoras que convoquem competências associadas aos diferentes domínios do saber e que envolvam a participação activa de diferentes formadores.

A avaliação do resultado dos trabalhos desenvolvidos, face à natureza complexa que apresenta deve implicar, igualmente, a participação dos diferentes formadores.

O PRA é o instrumento que melhor responde a este modelo de formação de adultos e às novas correntes pedagógicas, uma vez que requer dos formandos a descriç
Avaliação: A avaliação é realizada por unidade e deve apoiar-se num conjunto de parâmetros a definir pelo formador, desejavelmente concertado no âmbito da equipa técnico-pedagógica, em função dos objectivos da formação e das competências a adquirir, e validado pelo Centro de Formação Profissional.
O documento a utilizar é a "Ficha de avaliação do formando" Doc.09.03.
Tendo por base o princípio de que a avaliação deve contemplar a verificação das competências adquiridas pelos formandos ao longo do percurso formativo, os critérios de avaliação formativa devem agrupar-se em diferentes domínios, nomeadamente:

" aquisição de conhecimentos, desempenho profissional e transferência de conhecimentos para novas situações (por exemplo: aplicação de conhecimentos em diferentes contextos);

" relacional (por exemplo: relações interpessoais, trabalho em equipa);

" comportamental (por exemplo: iniciativa, autonomia, pontualidade, assiduidade).

O formando deve ser informado sobre os procedimentos e os parâmetros de avaliação definidos para cada unidade de formação e ser esclarecido relativamente aos resultados da sua avaliação.
Em sede de avaliação sumativa, o formador pode optar por utilizar uma escala quantitativa (de 0 a 20 valores) que conduzirá a uma avaliação qualitativa com a seguinte correspondência:
- entre 0-9 valores - sem aproveitamento;
- entre 10-20 valores - com aproveitamento.
A aplicação desta escala visa, exclusivamente, facilitar o trabalho do formador na atribuição das categorias de Com aproveitamento e Sem aproveitamento, em função de o formando ter ou não atingido os objectivos da formação em cada unidade, sendo que a informação a disponibilizar ao formando deverá ser sempre de natureza qualitativa.
Avaliação sumativa - Cursos EFA de nível básico (Manter se aplicável)


Critérios: No final da unidade de formação é efectuada a Avaliação da Formação. Pretende-se auscultar as opiniões de todos os intervenientes no processo formativo, procurando assim contribuir para a melhoria contínua deste Centro de Formação.
Ao formando/a, cabe o preenchimento do "Questionário de Avaliação da Formação " Doc.09.05. Por norma, este documento é entregue pelo Coordenador da Acção e recolhido, após preenchido para ser objecto de tratamento estatístico, junto com os questionários do Coordenador/a e dos Formandos/as.


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional e de Diploma se aplicável.


Condições de acesso

Habilitações

9º ano


Idade

Igual ou superior a 18


Situação face ao emprego

Desempregado