Aprendizagem - Formação de Jovens
Marketing digital de moda e E-Commerce
Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital
Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, é critico que os novos profissionais em formação para a Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) sejam capazes de intervir em plataformas digitais associadas à comunicação na interação digital com clientes e potenciais clientes, bem como no e-commerce.
“O tempo, a energia e o talento podem ser mais importantes do que o orçamento.”
Steve Jobs
Com o curso de Aprendizagem em Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital pretende-se desenvolver competências em desenvolver a comunicação comercial e o serviço ao cliente, através de meios interativos ou digitais.
- Implementar e monitorizar estratégias de promoção de produtos e serviços pelos canais digitais;
- Atender e aconselhar os clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais;
- Receber e gerir pedidos de assistêncoa de clientes;
- Tratar e encaminhar reclamações de clientes;
- Vender e assegurar os procedimentos de venda em meios interativos ou digital / E-commerce;
- Registar, resolver e encaminhar situações comerciais, faturação, contencioso, pontos de situação sobre pedidos em curso e identificação de oportunidades de venda;
- Desenvolver atividades em digital contact center.
Formação de jovens para a obtenção de habilitações escolares do 12º ano e da qualificação profissional de nível 4 em Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital.
A formação desenvolve-se em sistema presencial em sala de formação com equipamentos especícos no Centro de Formação e forte componente de estágio na empresa durante os 3 períodos do curso. Algumas sessões de formação podem desenvoilver-se em formação a distância na SALA VIRTUAL MODATEX.
Os cursos de Aprendizagem estão estruturados pelas seguintes componentes de formação: Sociocultural, Científica, Tecnológica, Prática na empresa
PLANO CURRICULAR DO CURSO
Componentes Sociocultural:
Domínio Viver em Português - 275 horas
Portugal e a Europa
Os media hoje
Portugal e a sua História
Ler a imprensa escrita
A Literatura do nosso tempo
Mudanças profissionais e mercado de trabalho
Diversidade linguística e cultural
Procurar emprego
Domínio Comunicar em Língua Inglesa - 200 horas
Ler documentos informativos
Conhecer os problemas do mundo atual
Viajar na Europa
Escolher uma profissão/Mudar de atividade
Debater os direitos e deveres dos cidadãos
Realizar uma exposição sobre as instituições internacionais
Domínio Mundo Atual - 100 horas
O Homem e o ambiente
Publicidade: um discurso de sedução
Mundo atual – tema opcional
Uma nova ordem económica mundial
Domínio de DesenvolvimentoPessoal e Social - 100 horas
Processador de texto funcionalidades avançadas
Folha de cálculo funcionalidades avançadas
Internet navegação
Criação de páginas para a web em hipertexto
Componente Científica:
Domínio de Matemática e Realidade - 200 horas
Organização, análise da informação e probabilidades
Operações numéricas e estimação
Geometria e trigonometria
Padrões, funções e álgebra
Funções, limites e cálculo diferencial
Domínio de Direito - 100 horas
Ordem jurídica, fontes de Direito, sujeitos e relação jurídica
Contrato e garantias
Sociedades comerciais
Títulos de crédito e operações bancárias
Domínio de Economia - 100 horas
Agentes económicos e atividades e económicas
Funcionamento da atividade económica
Estado como regulador da atividade económica
Economia portuguesa em contexto inernacional
Componente Tecnológica: 950 horas
1 - Setor do comércio e serviços conceitos e princípios gerais 25 horas
2 - Atividade do profissional de Técnico de Comunicação e Serviço Digital 25 horas
3 - Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho conceitos básicos 25 horas
4 - Processo de comunicação 50 horas
5 - Comunicação escrita – serviço ao cliente 50 horas
6 - Qualidade e satisfação do cliente 25 horas
7 - Inteligência emocional 25 horas
8 - Técnicas de negociação e venda 50 horas
9 - Emarketing – princípios gerais 50 horas
10 - Atendimento não presencial ao cliente 50 horas
11 - Fidelização e recuperação de clientes 25 horas
12 - Gestão de reclamações – venda não presencial 25 horas
13 - Neuromarketing 50 horas
14 - Marketing digital 25 horas
15 - Marketing 3.0 25 horas
16 - Meios de comunicação digital 25 horas
17 - Planos e campanhas de comunicação – venda não presencial 50 horas
19 - Social media 25 horas
20 - Gestão de conteúdos digitais 25 horas
21 - Gestão de mobile 50 horas
22 - Processo de venda não presencial 50 horas
23 - Gestão de equipas 25 horas
24 - Gestão do stress do profissional 25 horas
27 - Língua inglesa – comunicação e serviço ao cliente não presencial 50 horas
28 - Serviço ao cliente 50 horas
29 - Gestão de informação do cliente 25 horas
50 - Teletrabalho 25 horas
Componente de Formação Prática em Contexto de trabalho (na empresa) - 1100 horas (distribuidas pelos 3 períodos)
Total do curso: 3225 horas
A Formação prática é realizada em Contexto de Trabalho em empresa do setor, ao longo da ação de formação. Esta componente tem como objetivos, proporcionar:
A realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação;
Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a atividades concretas em contexto real de trabalho;
Desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;
Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
Conhecimento da organização empresarial.
A FPCT (formação prática em contexto de trabalho) pressupõe, assim, que o seu desenvolvimento se processe num quadro de interatividade e de complementaridade com as restantes componentes e contextos de formação.
Neste sentido, para além da consolidação das aprendizagens realizadas em contexto de formação, esta componente deve garantir, igualmente, a aquisição de novas aprendizagens, traduzidas nos resultados de aprendizagem abaixo identificados, que concorram, de forma efetiva, para o cumprimento do perfil associado a esta saída profissional.
Resultados de Aprendizagem da FPCT:
- Desenvolver conteúdos para a atividade comercial em ambiente digital;
- Monitorizar os dados do relacionamento dos clientes com a plataforma interativa;
- Aplicar técnicas e instrumentos de abordagem a clientes;
- Identificar produtos e serviços específicos de uma campanha;
- Promover produtos e serviços através de canais online;
- Identificar os tipos de documentação comercial e as normas aplicáveis;
- Aplicar as normas de receção e tratamento da correspondência do serviço de assistência ao cliente não presencial;
- Selecionar e utiliza as funcionalidades do sistema informático de gestão documental;
- Aplicar as técnicas de classificação, codificação e indexação de documentos comerciais;
- Selecionar e utiliza as funcionalidades do sistema informático da empresa.
Para mais informações sobre a estrutura curricular, consulte esta saída profissional no Catálogo Nacional de Qualificações.
Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".
O curso está organizado em 3 períodos, com avaliação por período por emissão de pauta de avaliação.
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido Diploma com a habilitação escolar do ensino secundário completo e a qualificação profissional de nível 4 em Modelista de Vestuário.
4
9º ano
Entre 18 e os 24
Desempregado