Aprendizagem - presencial

MKT digital de moda e E-Commerce

Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital

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DATA Prevista
2020-11-02 - 2023-07-30

HORÁRIO
2ª a 6ª feira das 9,00 às 17.00 horas

Duração
3260h

Centro de formação
Porto

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Motivação para a área profissional da comunicação digital (20%);
- Prova de avaliação de competências (20%);
- Entrevista (60%)

A Seleção será efetuada através de seriação por data de inscrição, para um mínimo de vagas.

Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações.

Apoios Sociais
poios sociais a desempregados:

- Bolsa de profissionalização: Valor pago por hora assistida até ao máximo de 10% do IAS - Subsídio de alimentação: 4,77 € / dia (Frequência mínima de 3 horas)
- Subsídio de acolhimento: até ao máximo de 50% do IAS
- Despesas de transporte : valor do transporte público ou Subsídio de transporte :até ao máximo de 15% do IAS

Nota: O valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, subsídio de acolhimento e despesa ou subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Num mundo cada vez mais digitalizado e tecnológico, é critico que os novos profissionais em formação para a Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) sejam capazes de intervir em plataformas digitais associadas à comunicação na interação digital com clientes e potenciais clientes, bem como no e-commerce.

“O tempo, a energia e o talento podem ser mais importantes do que o orçamento.”
Steve Jobs

Com o curso de Aprendizagem em Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital pretende-se desenvolver competências em desenvolver a comunicação comercial e o serviço ao cliente, através de meios interativos ou digitais.


Resultados de Aprendizagem

- Implementar e monitorizar estratégias de promoção de produtos e serviços pelos canais digitais;
- Atender e aconselhar os clientes relativamente a produtos ou serviços através de meios interativos ou digitais;
- Receber e gerir pedidos de assistêncoa de clientes;
- Tratar e encaminhar reclamações de clientes;
- Vender e assegurar os procedimentos de venda em meios interativos ou digital / E-commerce;
- Registar, resolver e encaminhar situações comerciais, faturação, contencioso, pontos de situação sobre pedidos em curso e identificação de oportunidades de venda;
- Desenvolver atividades em digital contact center.


Destinatários

Formação de jovens para a obtenção de habilitações escolares do 12º ano e da qualificação profissional de nível 4 em Técnico(a) de Comunicação e Serviço Digital.


Metodologias

A formação desenvolve-se em sistema presencial em sala de formação com equipamentos especícos no Centro de Formação e forte componente de estágio na empresa durante os 3 períodos do curso.

Os cursos de Aprendizagem estão estruturados pelas seguintes componentes de formação: Sociocultural, Científica, Tecnológica, Prática na empresa


PLANO CURRICULAR DO CURSO

Componentes Sociocultural:

Domínio Viver em Português - 275 horas
Portugal e a Europa
Os media hoje
Portugal e a sua História
Ler a imprensa escrita
A Literatura do nosso tempo
Mudanças profissionais e mercado de trabalho
Diversidade linguística e cultural
Procurar emprego

Domínio Comunicar em Língua Inglesa - 200 horas
Ler documentos informativos
Conhecer os problemas do mundo atual
Viajar na Europa
Escolher uma profissão/Mudar de atividade
Debater os direitos e deveres dos cidadãos
Realizar uma exposição sobre as instituições internacionais

Domínio Mundo Atual - 100 horas
O Homem e o ambiente
Publicidade: um discurso de sedução
Mundo atual – tema opcional
Uma nova ordem económica mundial

Domínio de DesenvolvimentoPessoal e Social - 100 horas
Processador de texto ­ funcionalidades avançadas
Folha de cálculo ­ funcionalidades avançadas
Internet ­ navegação
Criação de páginas para a web em hipertexto


Componente Científica:

Domínio de Matemática e Realidade - 200 horas
Organização, análise da informação e probabilidades
Operações numéricas e estimação
Geometria e trigonometria
Padrões, funções e álgebra
Funções, limites e cálculo diferencial

Domínio de Direito - 100 horas
Ordem jurídica, fontes de Direito, sujeitos e relação jurídica
Contrato e garantias
Sociedades comerciais
Títulos de crédito e operações bancárias

Domínio de Economia - 100 horas
Agentes económicos e atividades e económicas
Funcionamento da atividade económica
Estado como regulador da atividade económica
Economia portuguesa em contexto inernacional

Componente Tecnológica: 950 horas

1 - Setor do comércio e serviços ­ conceitos e princípios gerais 25 horas
2 - Atividade do profissional de Técnico de Comunicação e Serviço Digital 25 horas
3 - Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho ­ conceitos básicos 25 horas
4 - Processo de comunicação 50 horas
5 - Comunicação escrita – serviço ao cliente 50 horas
6 - Qualidade e satisfação do cliente 25 horas
7 - Inteligência emocional 25 horas
8 - Técnicas de negociação e venda 50 horas
9 - E­marketing – princípios gerais 50 horas
10 - Atendimento não presencial ao cliente 50 horas
11 - Fidelização e recuperação de clientes 25 horas
12 - Gestão de reclamações – venda não presencial 25 horas
13 - Neuromarketing 50 horas
14 - Marketing digital 25 horas
15 - Marketing 3.0 25 horas
16 - Meios de comunicação digital 25 horas
17 - Planos e campanhas de comunicação – venda não presencial 50 horas
19 - Social media 25 horas
20 - Gestão de conteúdos digitais 25 horas
21 - Gestão de mobile 50 horas
22 - Processo de venda não presencial 50 horas
23 - Gestão de equipas 25 horas
24 - Gestão do stress do profissional 25 horas
27 - Língua inglesa – comunicação e serviço ao cliente não presencial 50 horas
28 - Serviço ao cliente 50 horas
29 - Gestão de informação do cliente 25 horas
50 - Teletrabalho 25 horas


Componente de Formação Prática em Contexto de trabalho (na empresa) - 1100 horas (distribuidas pelos 3 períodos)

Total do curso: 3225 horas


A Formação prática é realizada em Contexto de Trabalho em empresa do setor, ao longo da ação de formação. Esta componente tem como objetivos, proporcionar:
A realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação;
Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a atividades concretas em contexto real de trabalho;
Desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;
Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
Conhecimento da organização empresarial.


A FPCT (formação prática em contexto de trabalho) pressupõe, assim, que o seu desenvolvimento se processe num quadro de interatividade e de complementaridade com as restantes componentes e contextos de formação.
Neste sentido, para além da consolidação das aprendizagens realizadas em contexto de formação, esta componente deve garantir, igualmente, a aquisição de novas aprendizagens, traduzidas nos resultados de aprendizagem abaixo identificados, que concorram, de forma efetiva, para o cumprimento do perfil associado a esta saída profissional.

Resultados de Aprendizagem da FPCT:

- Desenvolver conteúdos para a atividade comercial em ambiente digital;
- Monitorizar os dados do relacionamento dos clientes com a plataforma interativa;
- Aplicar técnicas e instrumentos de abordagem a clientes;
- Identificar produtos e serviços específicos de uma campanha;
- Promover produtos e serviços através de canais online;
- Identificar os tipos de documentação comercial e as normas aplicáveis;
- Aplicar as normas de receção e tratamento da correspondência do serviço de assistência ao cliente não presencial;
- Selecionar e utiliza as funcionalidades do sistema informático de gestão documental;
- Aplicar as técnicas de classificação, codificação e indexação de documentos comerciais;
- Selecionar e utiliza as funcionalidades do sistema informático da empresa.

Para mais informações sobre a estrutura curricular, consulte esta saída profissional no Catálogo Nacional de Qualificações.


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".
O curso está organizado em 3 períodos, com avaliação por período por emissão de pauta de avaliação.


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido Diploma com a habilitação escolar do ensino secundário completo e a qualificação profissional de nível 4 em Modelista de Vestuário.


Nível do curso

4


Condições de acesso

Habilitações

9º ano


Idade

Entre 18 e os 24


Situação face ao emprego

Desempregado