Aprendizagem (Formação de Jovens nível 4)

Gestão, Logística e Comércio Internacional

Técnico/a de Vendas

 voltar
DATA Prevista
2022-07-18 - 2025-12-16

HORÁRIO
2ª a 6ª das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00

Duração
3710h

Centro de formação
Vila das Aves

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Motivação para a área profissional / entrevista individual;
- Data de inscrição;
- Cumprimentos dos pré-requisitos.

Apoios Sociais
olsa de Profissionalização: Pago por hora assistida até ao máximo de 10% do IAS
Subsídio de alimentação: 4,77 € / dia (Frequência mínima de 3 horas)
Subsídio de acolhimento: até ao máximo de 50% do IAS
Despesas de transporte : valor do transporte público
Subsídio de transporte : até ao máximo de 15% do IAS
Subsídio de Alojamento : até ao máximo de 30% do IAS

Nota: O valor total dos apoios pagos nas rubricas referentes ao subsídio de alimentação, despesa ou subsídio de transporte tem o limite máximo de 75% do IAS.


Refª da ação
91A115C35772201

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Com o curso de Aprendizagem em Técnico/a de Vendas pretende-se desenvolver competências em promover e efetuar a venda de produtos e/ou serviços, através de contatos estabeçlecidos com clientes, com vista à sua satisfação.

Os formandos têm a possibilidade de realizar estágio internacional financiado pelo Programa ERASMUS+.


Resultados de Aprendizagem

- Estudar os produtos e/ou serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades dos clientes.
- Preparar ações de venda, em função dos objetivos e da política da empresa.
- Analisar informação sobre os clientes, procurando caracterizar o seu perfil e detetar as suas necessidades e motivações para a compra;
- Preparar as visitas a efetuar, o itinerário de deslocação, os objetivos das mesmas e o portfólio de produtos a apresentar.
- Promover e efetuar a venda de produtos e/ou serviços junto dos clientes, tendo em vista a satisfação das suas necessidades.
- Apresentar o produto e/ou serviço, referindo as suas vantagens e características, demonstrando quando necessário as potencialidades do mesmo e informando sobre o serviço pós-venda;
- Negociar preços, modalidades de pagamento e condições de venda dos produtos e/ou serviços em função de parametros pré-estabelecidos;
- Registar a encomenda, formalizar o contrato quando necessário, transmitir a encomenda efetuada pelos clientes aos serviços competentes e assegurar que tudo decorrerá conforme o acordado com o cliente.
- Assegurar o serviço de apoio ao cliente.
- Colaborar com o cliente no merchandising, dando sugestões sobre a exposição dos produtos, com vista à otimização da sua venda;
- Manter o cliente informado e prestar esclarecimentos, nomeadamente, sobre o serviço pós-venda, novos produtos e promoções, procurando a resolução de problemas e a fidelização do cliente.
- Organizar a informação decorrente da sua atividade.
- Elaborar relatório de visita, segundo as normas da empresa, identificando o cliente, o motivo e o resultado da mesma, e preencher a documentação administrativa referente à deslocação;
- Organizar e gerir os ficheiros dos clientes de modo a manter atualizada a informação sobre os resultados da sua atividade.
- Colaborar na angariação de novos clientes, identificando e localizando potenciais clientes e oportunidades de negócio, transmitindo esta informação à empresa.


Destinatários

Formação de jovens para a obtenção de habilitações escolares do 12º ano e da qualificação profissional de nível 4 em Técnico/a de Vendas. Destina-se a jovens com idade até aos 29 anos e com habilitação ao nível do 9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do ensino secundário.


Metodologias

A formação desenvolve-se em sistema presencial em sala de formação com equipamentos especícos no Centro de Formação e forte componente de estágio na empresa durante os 3 períodos do curso.

Os formandos têm a possibilidade de realizar estágio internacional financiado pelo Programa ERASMUS+.

Os cursos de Aprendizagem estão estruturados pelas seguintes componentes de formação: Sociocultural, Científica, Tecnológica, Prática na empresa.

PLANO CURRICULAR DO CURSO

Componentes Sociocultural:

Domínio Viver em Português - 275 horas
Portugal e a Europa
Os media hoje
Portugal e a sua História
Ler a imprensa escrita
A Literatura do nosso tempo
Mudanças profissionais e mercado de trabalho
Diversidade linguística e cultural
Procurar emprego

Domínio Comunicar em Língua Inglesa - 200 horas
Ler documentos informativos
Conhecer os problemas do mundo atual
Viajar na Europa
Escolher uma profissão/Mudar de atividade
Debater os direitos e deveres dos cidadãos
Realizar uma exposição sobre as instituições internacionais

Domínio Mundo Atual - 100 horas
O Homem e o ambiente
Publicidade: um discurso de sedução
Mundo atual – tema opcional
Uma nova ordem económica mundial

Domínio de Desenvolvimento Social e Pessoal - 100 horas
Higiene e prevenção no trabalho
Promoção da saúde
Culturas, etnias e diversidades

Domínio de TIC- 100 horas
Processador de texto ­ funcionalidades avançadas
Internet ­ navegação
Folha de cálculo ­ funcionalidades avançadas
Criação de páginas para a web em hipertexto


Componente Científica:

Domínio de Matemática e Realidade - 200 horas
Organização, análise da informação e probabilidades
Operações numéricas e estimação
Geometria e trigonometria
Padrões, funções e álgebra
Funções, limites e cálculo diferencial

Domínio de Geometria Descritiva - 150 horas
Teoria das projeções – representação do ponto e da reta
Representação de figuras planas
Representação de sólidos
Sombras de figuras planas e de sólidos

Domínio de História das Artes - 50 horas
Arte em tempo de mudança – tradição e resistência inovadora
Revoluções, reações e vanguardas


Componente Tecnológica: 1000 horas

1 - Empresa e gestão da força de vendas - 25 horas
2 - Mercado e análise de mercado - 50 horas
3 - Marketing - Mercado e posicionamento- 50 horas
4 - Comportamento do consumidor - 25 horas
5 - Marketing Mix - 50 horas
6 - Aprovisionamento, logistica e gestão de stocks - 50 horas
7 - Folha de cálculo- 50 horas
8 - Língua inglesa - marketing na venda - 25 horas
9 - Direito e documentação comercial - 50 horas
10 - Organização administrativa da venda - 25 horas
11 - Merchandsing - 50 horas
12 - Animação no ponto de venda - 25 horas
13 - Língua inglesa - organização administrativa da venda - 25 horas
14 - Profissional de vendas - funções e competencias -25 horas
15 - propesção comercial, preparação e planeamento de venda -50 horas
16 - Entrevista de vendas - abordagem e diagnostico de necessidades - 25 horas
17 - Técnicas de vendas por telefone -50 horas
18 - Internet como estratégia de marketing - 50 horas
19 - Gestão do tempo e organização do trabalho - 25 horas
20 - Comércio eletrónico e e_business - 25 horas
21 - Database marketing - 35 horas
22 - Língua inglesa - técnicas de venda - 50 horas
23 - Negociação - 50 horas
24 - Fidelização de clientes - 25 horas
25 - Gestão de reclamações - metodologias - 50 horas
26 - Língua inglesa - negociação e serviço pós-venda - 50 horas


Componente de Formação Prática em Contexto de trabalho (na empresa) - 1500 horas (distribuidas pelos 3 períodos)

Total do curso: 3660 horas

A Formação prática é realizada em Contexto de Trabalho em empresa do setor, ao longo da ação de formação. Esta componente tem como objetivos, proporcionar:
A realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação;
Oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a atividades concretas em contexto real de trabalho;
Desenvolvimento de hábitos de trabalho, espírito empreendedor e sentido de responsabilidade profissional;
Vivências inerentes às relações humanas no trabalho;
Conhecimento da organização empresarial.


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10,
O curso está organizado em 3 períodos, com avaliação por período por emissão de pauta de avaliação.


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido Diploma com a habilitação escolar do ensino secundário completo e a qualificação profissional de nível 4 em Técnico/a de vendas


Nível do curso

4


Condições de acesso

Habilitações

9º ano


Idade

Entre 15 e os 29


Condições específicas de acesso

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
Acesso à plataforma da SALA VIRTUAL MODATEX por computador com áudio (microfone) e webcam, para sessões online em sistema de conferência, com obrigatoriedade de ter a webcam ligada durante a formação.
Ligação à Internet com o Chrome ou Firefox.


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado