Formação Modular Certificada - E-Learning

Marketing digital de moda e E-Commerce

Fashion Branding

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DATA Prevista
2022-10-03 - 2023-02-28

HORÁRIO
Sessões sincronas: 2ª feira e 4ª feira das 19.00 às 22.00 horas / sessões assíncronas: 2 dias por semana

Duração
150h

Centro de formação
Porto

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Formação ou competências nas áreas Comercial e Marketing;
- Formação ou competências nas áreas de Design de Moda ou Design Têxtil;
- Detentores de marcas que procurem renovar o modelo de negócio (rebranding).
- Data de inscrição

Nota: A elegibilidade da ação exige que mais de 50% dos formandos sejam da região norte pelo que a seleção será condicionada por este requisito.

Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações.

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

OBJECTIVOS

Dada a crescente consciencialização do papel da marca no panorama da moda, o curso Fashion Branding pretende desenvolver competências ao nível do desenvolvimento de projetos no âmbito da comunicação e criação de identidade corporativa no âmbito da sustentabilidade; dotando os formandos de conhecimentos teóricos e práticos permitindo a aquisição de competências aplicadas na criação, ativação e gestão de marcas sustentáveis.

“Today it is the brand that sells the product and not vice versa.”

DE CHERNATONY AND MCDONALD


Resultados de Aprendizagem

- Desenvolver a identidade visual e conceptual da marca;
- Definir tipologia da marca;
- Estabelecer relações simbólicas e visuais através de referências;
- Identificar os valores, a missão e as mensagens da marca;
- Analisar comportamentos do consumidor;
- Analisar o processo de tomada de decisão na compra;
- Interpretar a segmentação do mercado;
- Desenvolver o posicionamento;
- Identificar e caracterizar o cliente no mercado da moda;
- Interpretar o Marketing relacional: estratégias de fidelização;
- Aplicar Marketing digital de moda;
- Desenvolver Plano de marketing digital;
- Planificar e conceber uma estratégia digital para uma marca da Indústria Têxtil e Vestuário;
- Identificar os canais/personas de comunicação digital adaptados às organizações e aos seus públicos alvo;
- Planificar o desenvolvimento de soluções de comunicação (Redes Sociais, E-mail Marketing e Blog) e E-commerce;
- Conceber e produzir conteúdos digitais, adaptados às necessidades da organização e do mercado nas diferentes plataformas digitais;
- Analisar necessidades e tendências do mercado;
- Monitorizar, analisar e medir indicadores de performance, identificando ações com vista à melhoria dos resultados;
- Esclarecer sobre a crescente relevância que o fator digital assume nos vários quadrantes da indústria têxtil e vestuário;
- Conhecer os Case studies nacionais e internacionais, no âmbito de campanhas de marketing digital, no setor da moda;
- Contribuir para um incremento do Know-how e competitividade das empresas, das insígnias de moda e designers nacionais;
- Alavancar negócios emergentes pela comunicação digital;
- Inovar e diferenciar no planeamento estratégico do marketing digital de moda.


Destinatários

O curso é dirigido a profissionais com interesse em desenvolver novas competências nas áreas do Branding, a empreendedores para a criação da própria marca e negócio assim como a empreendedores por conta de outrem na permanente inovação da ITV.


Metodologias

A ação de formação em Fashion Branding, desenvolve-se em sistema E-Learning, com sessões síncronas e sessões assíncronas.
A Formação desenvolve-se na SALA VIRTUAL do MODATEX para as sessões síncronas, sendo as sessões assíncronas para o desenvolvimento de trabalhos/projetos em tempo autónomo do Formando, com data de entrega definida.

Plano de UFCD:
10245 - Identidade Corporativa e Branding - 50 horas
10242 - Projeto Gráfico de Identidade Visual - 50 horas
0435 – Gestão da comunicação de marketing - 50 horas

Estrutura do curso:

Identidade Corporativa e Branding | Código da UFCD: 10245
- Introdução ao Branding:
- Definição;
- Contextualização histórica;
- A Marca;
- Criação da Marca: Tipologia e Identidade.


Projeto Gráfico de Identidade Visual | Código da UFCD: 10242
- Criação da identidade visual:
- Logo;
- Linguagem gráfica e tipográfica;
- Packaging;
- Mock-ups;
- Manual de normas gráficas.


Gestão da comunicação de marketing | Código da UFCD: 0435
- Segmentação e Posicionamento;
- Estratégias de dinamização;
- Social Media Marketing;
- Marketing de influência;
- Content Marketing;
- Publicidade digital;
- Análise de casos;
- Storytelling.


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.


Condições de acesso

Habilitações

Ensino Secundário


Idade

Igual ou superior a 18


Condições específicas de acesso

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
Acesso à plataforma de e-learning por computador com áudio, microfone e câmara vídeo, para sessões online em sistema de conferência.
Ligação à Internet com o Chrome ou Firefox.


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado