EFA - Educação e Formação de Adultos

Design Têxtil e Moda

Técnico/a de Desenho de Vestuário - EFA Tecnológico

 voltar
Data Prevista
2024-07-08 - 2025-06-30

Horário
09H00 - 17H00

Duração
1575h

CENTRO DE FORMAÇÃO
Covilhã

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Entrevista
- Prova de Avaliação de Competências


Apoios Sociais
- Bolsa de formação - 1,96 € * nº horas frequentadas até ao valor máximo de 50% do IAS, sendo pagas até 5% da carga total da ação das faltas justificadas;
- Subsídio de alimentação - 6,00 € / dia (min 3 h frequentadas);
- Despesas de transporte - valor do transporte público;
- Subsídio de transporte - valor do transporte público até ao limite de 15% IAS;
- Subsídio de acolhimento - valor pago mensalmente à entidade de acolhimento, até ao máximo de 50% do IAS

Requisitos para candidatura à ação de formação
- Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão
- Cartão de Contribuinte
- Certificado de Habilitações
- Situação face ao emprego (Declaração CE ou empresa)
- Número de Identificação Bancária (caso aplicação de apoios sociais), ou para devolução da inscrição, nos casos em que se aplique.

Valor e Condições de pagamento
Não aplicável

Refª da ação
91C201A41982401

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.pessoal

OBJECTIVOS

Elaborar documentação técnica e colaborar no desenvolvimento de coleções de vestuário, assim como na conceção e no desenvolvimento de novos produtos de vestuário para bebé e criança, tendo em conta as tendências de mercado e de moda.


Resultados de Aprendizagem


· Recolher informações relativas às tendências de mercado de produtos de vestuário, de forma a identificar as necessidades dos consumidores alvo.
· Elaborar, manualmente e/ou com recurso a meios informáticos, a documentação técnica necessária ao desenvolvimento dos modelos de vestuário da coleção.
· Realizar esboços, desenhos e outras representações relativas a modelos de vestuário;
· Elaborar croquis técnicos dos modelos de vestuário, nomeadamente, construindo as bases anatómicas e executando traçados e volumes;
· Elaborar fichas técnicas, com as especificações para a produção do modelo de vestuário, nomeadamente, ao nível dos materiais, das cores, das medidas e da confeção.
· Colaborar no desenvolvimento do modelo de vestuário, de acordo com as especificações técnicas e os padrões de qualidade definidos.
· Executar a modelação de componentes de modelos de vestuário, a partir das especificações técnicas;
· Executar a confeção de componentes e de modelos de vestuário, nomeadamente, aplicando entretelas e efetuando a montagem e a união dos componentes do modelo de vestuário.
· Colaborar na conceção, no desenvolvimento e na apresentação de modelos de vestuário para bebé e criança.
· Desenhar e colaborar no desenvolvimento, manualmente e/ou com recurso a meios informáticos, de modelos de vestuário para bebé e criança, aplicando técnicas e processos de ilustração e elaborando a respetiva documentação técnica;
· Colaborar na apresentação das propostas de modelos de vestuário para bebé e criança aos responsáveis pela empresa, com vista à sua aprovação e proceder a eventuais adaptações.
· Elaborar relatórios ou outra documentação técnica, relativos à sua atividade.


Destinatários

Candidatos que pretendam adquirir conhecimentos sobre planear, conceber, desenhar e executar produtos de vestuário para homem, senhora, criança, streetwear, jeanswear, tendo em conta as tendência do mercado e de moda internacionais, os padrões de qualidade, os requisitos funcionais, as condicionantes técnicas de produção, entre outros fatores.


Metodologias

A ação de formação desenvolve-se em sistema Presencial com possibilidade de formação à distância
As sessões de formação de caráter prático são desenvolvidas com formação presencial. As unidades de Formação de carácter teórico podem ser desenvolvidas em sistema de Formação a Distância na SALA VIRTUAL do MODATEX, em sessões síncronas, podendo também desenvolver-se sessões assíncronas a Distância para o desenvolvimento prático de trabalhos/projetos. As sessões de formação de caráter prático são desenvolvidas com formação presencial.


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada unidade.
A atribuição da categoria com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".


Certificação

Para efeitos de certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária das sessões presenciais ou síncronas. As sessões assincronas tem registo de presença pelo formador ao formando, com a entrega de trabalho na data prevista. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.


Nível do curso

4


Condições de acesso

Habilitações

Ensino Secundário


Idade

Igual ou superior a 18


Condições específicas de acesso

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
Acesso à plataforma da SALA VIRTUAL MODATEX por computador com áudio (microfone) e webcam, para sessões online em sistema de conferência, com obrigatoriedade de ter a webcam ligada durante a formação.
Ligação à Internet com o Chrome ou Firefox.


Situação face ao emprego

Desempregado