Programa Qualificação para a Internacionalização

Gestão, Comércio Internacional e Logística

Prospeção, captação e fidelização de clientes

 voltar
Data Prevista
2025-05-05 - 2025-07-31

Horário
De 2ª a 6ª das 9:00 às 12:30

Duração
175h

CENTRO DE FORMAÇÃO
Porto

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Desempregados, incritos no Centro de Emprego, e ativos empregados

Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Clique em Centro Qualifica no menu Formação/Certificação para mais informações.

- Data de inscrição (inscrições até 21/04/2025.

Apoios Sociais
A aplicar a desempregados:
- Bolsa de formação: Valor pago por hora assistida até ao máximo de 50% do IAS
- Subsídio de alimentação: 6€ / dia (Frequência mínima de 3 horas)
- Despesas de transporte: valor do transporte público ou subsídio de transporte: até ao máximo de 15% do IAS.

A Aplicar a empregados
- Subsídio de alimentação: 6€ / dia (Frequência mínima de 3 horas)

Requisitos para candidatura à ação de formação
- Ficha de inscrição
- Declaração de inscrição no Centro de emprego para desempregados.
- Comprovativo de situação profissional para ativos empregados
- Certificado de habilitações
- Documento de identificação
- Curriculo

Valor e Condições de pagamento
---

Nota: o MODATEX reserva-se o direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.pessoal

OBJECTIVOS

Qualificar recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comércio internacional e desenvolver cadeias de valor e Portugal, nomeadamente em micro, pequenas e médias empresas, reforçando as competências profissionais de ativos empregados e desempregados.


Resultados de Aprendizagem

Selecionar clientes-alvo de acordo com as características específicas dos mercados internacionais.
Avaliar o potencial de compra dos clientes atuais.
Elaborar planos de prospeção internacional, definindo critérios de análise, de acompanhamento e de avaliação.
Realizar a prospeção e comunicação com clientes/parceiros potenciais.
Definir ofertas comerciais adequadas às características dos mercados internacionais alvo.
Aplicar as técnicas de fidelização, com vista ao estabelecimento de uma relação de parceria contínua.
Identificar as oportunidades e os riscos associados ao processo de globalização e internacionalização das empresas
Implementar políticas de marketing-mix internacional, tendo em conta a regulamentação em vigor nos mercados nacional e internacionais
Relacionar pagamentos e riscos de crédito nas operações de comércio internacional
Identificar as funções e competências de um profissional de vendas em contexto internacional.
Aplicar técnicas de venda presencial e por telefone/ venda por meios digitais em contexto inter e multicultural.
Aplicar técnicas de negociação tendo em conta os diferentes fatores culturais que influenciam um processo negocial em contexto inter e multicultural.
Reconhecer a importância da cultura nas práticas de gestão e na atividade de comércio internacional.
Analisar as consequências que as diferenças culturais causam ao nível da comunicação e gestão num ambiente multicultural.
Gerir a comunicação e o relacionamento intercultural de uma forma eficaz num contexto de negócios multicultural.


Destinatários

Profissionais ativos nas PMEs, empregados e ou desempregados (inscritos no IEFP), com idade igual ou superior a 18 anos, que detenham habilitações de nível secundário.


Metodologias

A ação de formação em Prospeção, captação e fidelização de clientes, desenvolve-se em sistema presencial.

Este percurso formativo pertence ao Programa "Qualificação para a Internacionalização"

Pano de UFCD:
- UF11004 Avaliação, Seleção de Mercados e Clientes Internacionais - 50 horas
- UF7494 Práticas de comércio internacional - 25 horas
- UF11005 Negociação e gestão de vendas em contexto internacional - 50 horas
- UF8018 Gestão e comunicação intercultural - 50 horas

As UFCD pertencem ao Catalogo Nacioanl de Qualificações e são de referenciais de nível 5.


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".

Aquisição de conhecimento com a aplicação prática - 80%
Componente comportamental - 20%


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.


Condições de acesso

Habilitações

Ensino Secundário


Idade

Igual ou superior a 18


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado