Programa Qualificação para a Internacionalização
Gestão, Comércio Internacional e Logística
Prospeção, captação e fidelização de clientes
Qualificar recursos humanos nos domínios da internacionalização e do comércio internacional e desenvolver cadeias de valor e Portugal, nomeadamente em micro, pequenas e médias empresas, reforçando as competências profissionais de ativos empregados e desempregados.
Selecionar clientes-alvo de acordo com as características específicas dos mercados internacionais.
Avaliar o potencial de compra dos clientes atuais.
Elaborar planos de prospeção internacional, definindo critérios de análise, de acompanhamento e de avaliação.
Realizar a prospeção e comunicação com clientes/parceiros potenciais.
Definir ofertas comerciais adequadas às características dos mercados internacionais alvo.
Aplicar as técnicas de fidelização, com vista ao estabelecimento de uma relação de parceria contínua.
Identificar as oportunidades e os riscos associados ao processo de globalização e internacionalização das empresas
Implementar políticas de marketing-mix internacional, tendo em conta a regulamentação em vigor nos mercados nacional e internacionais
Relacionar pagamentos e riscos de crédito nas operações de comércio internacional
Identificar as funções e competências de um profissional de vendas em contexto internacional.
Aplicar técnicas de venda presencial e por telefone/ venda por meios digitais em contexto inter e multicultural.
Aplicar técnicas de negociação tendo em conta os diferentes fatores culturais que influenciam um processo negocial em contexto inter e multicultural.
Reconhecer a importância da cultura nas práticas de gestão e na atividade de comércio internacional.
Analisar as consequências que as diferenças culturais causam ao nível da comunicação e gestão num ambiente multicultural.
Gerir a comunicação e o relacionamento intercultural de uma forma eficaz num contexto de negócios multicultural.
Profissionais ativos nas PMEs, empregados e ou desempregados (inscritos no IEFP), com idade igual ou superior a 18 anos, que detenham habilitações de nível secundário.
A ação de formação em Prospeção, captação e fidelização de clientes, desenvolve-se em sistema presencial.
Este percurso formativo pertence ao Programa "Qualificação para a Internacionalização"
Pano de UFCD:
- UF11004 Avaliação, Seleção de Mercados e Clientes Internacionais - 50 horas
- UF7494 Práticas de comércio internacional - 25 horas
- UF11005 Negociação e gestão de vendas em contexto internacional - 50 horas
- UF8018 Gestão e comunicação intercultural - 50 horas
As UFCD pertencem ao Catalogo Nacioanl de Qualificações e são de referenciais de nível 5.
Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".
Aquisição de conhecimento com a aplicação prática - 80%
Componente comportamental - 20%
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.
Ensino Secundário
Igual ou superior a 18
Empregado ou Desempregado