Formação Modular Certificada - E-Learning

Gestão por Processos / Norma de sistema de gestão

Normas e certificações têxteis na ITV

 voltar
Data Prevista
2026-05-12 - 2026-06-11

Horário
das 19:00 às 21:30 ou 22:00 | 2x/semana entre 2ª feira a 6ª feira (sessões presenciais ou síncronas)

Duração
25h

CENTRO DE FORMAÇÃO
Barcelos

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Data de inscrição (inscrições até 04/05/2026)

A seleção será efetuada por seriação, tendo igualmente em conta a data de inscrição, até ao limite de vagas disponíveis.

Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Consulte em
CENTRO QUALIFICA MODATEX.
Os candidatos devem evidenciar as suas competências digitais com a obtenção de comprovativo de Diagnóstico de Competências Digitais através da plataforma
ACADEMIA PORTUGAL DIGITAL.

Apoios Sociais
Subsídio de alimentação de 6,15 €/dia (frequência mínima de 3 horas)

Requisitos para candidatura à ação de formação
- Ficha de inscrição
- Documento de identificação
- Certificado de habilitações
- Curriculum

Valor e Condições de pagamento
Não aplicável.

Refª da ação
91B405A51672601

Nota: o MODATEX reserva-se ao direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

MISSÃO

Analisar as normas e certificações de produtos têxteis


Resultados de Aprendizagem

Analisar normas e referenciais das certificações para a sustentabilidade aplicadas aos produtos têxteis.
Organizar a informação técnica sobre materiais, produtos e processos.
Programar fases e procedimentos para a certificação de produtos têxteis.
Monitorizar e avaliar o cumprimento de requisitos de sustentabilidade nos processos e produtos têxteis.


Destinatários

Candidatos com interesse em adquirir competências na área de certificações têxteis.


Condições de acesso

Habilitações

Ensino Secundário


Idade

Igual ou superior a 18


Condições específicas de acesso

Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:

Acesso à plataforma da SALA VIRTUAL MODATEX por computador com áudio (microfone) e webcam, para sessões online em sistema de conferência, com obrigatoriedade de ter a webcam ligada durante a formação.


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado


Metodologias

O Plano Curricular deste curso é composto por UC do catalogo Nacional de Qualificações, onde poderão ser consultados os seus conteúdos.

UC01243 - Implementar normas e certificações de produtos têxteis
https:// https://catalogo.anqep.gov.pt/ucDetalhe/365894

O curso está organizado para os formandos desenvolverem competências para de forma autónoma possam analisar as normas e certificações de produtos têxteis.

Os materiais de apoio, são fornecidos pelo Modatex, tais como dispositivos tecnológicos com acesso à internet, normas de sustentabilidade e referenciais de certificação de produtos aplicáveis ao setor têxtil e do vestuário, materiais têxteis.


Avaliação

A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".

Aquisição de conhecimento com a aplicação prática - 80%
Componente comportamental - 20%”


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.