Formação Modular Certificada - presencial

Gestão financeira

Criação e Gestão de Negócios

 voltar
Planned date
2025-12-09 - 2026-02-19

Schedule
3ªs e 5ªs das 19h às 22h

Duration
50h

TRAINING CENTRE
Porto

CRITERIA SELECTION
Data de Inscrição.

Training course reference number
91P505C52342501

NB: MODATEX reserves the right to change course dates according to the number of enrolments.

OBJECTIVES

Definir a estratégia comercial e o modelo de gestão do negócio a desenvolver, planeando os recursos necessários, humanos, fisicos e financeiros.


Learning Outcomes

Estabelecer o âmbito de atuação e os objetivos estratégicos do negócio a desenvolver.
Planear e descrever os recursos humanos, físicos e financeiros necessários ao projeto.
Planear e descrever a estratégia comercial.
Estabelecer a forma de gestão e controlo do negócio.


Recipients

O curso é dirigido a ativos empregados ou desempregados empreendedores, com interesse em iniciar um negócio próprio ou melhorar competências empreendedoras


Access conditions

Qualifications

Ensino Secundário


Age

Igual ou superior a 18


Specific access conditions

Os Formandos devem ter equipamento informático com ligação à internet.


Employment status

Empregado ou Desempregado


Methodologies

O curso Criação e Gestão de Negócios, desenvolve-se em sistema presencial, com o desenvolvimento prático de projeto com apresentação do mesmo em "pitch negócio".
O plano curricular deste curso é composto pela UC00032 pertence a referenciais de nível 4 do Catalogo Nacioanal de Qualificações.
https://catalogo.anqep.gov.pt/ucDetalhe/356834

A organização do curso tem como estrutura:
• Gerar, analisar e validar ideias de negócio com base em critérios de viabilidade e inovação
o Sessões expositivas e participativas
o Análise de estudos de caso
o Atividades em grupo

• Identificar os modelos jurídicos e legais adequados à constituição de um negócio
o Sessões expositivas e participativas
o Análise de estudos de caso
o Atividades em grupo

• Reconhecer os principais modelos de negócio e estratégias de diferenciação
o Sessões expositivas e participativas
o Análise de estudos de caso
o Atividades em grupo

• Elaborar um plano de negócio estruturado, incluindo proposta de valor, planeamento financeiro e estratégia comercial;
o Sessões expositivas e participativas
o Análise de estudos de caso
o Atividades em grupo

• Avaliar o potencial de rendimento e sustentabilidade do negócio;
o Sessões expositivas e participativas
o Análise de estudos de caso
o Atividades em grupo

• Aplicar princípios básicos de gestão empresarial na organização e operação do negócio.;
o Sessões expositivas e participativas
o Análise de estudos de caso
o Atividades em grupo

• Apresentações individuais dos "pitches"
o Atividade individual


Evaluation

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".


Certification

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UFCD/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.