CET - Curso de Especialização Tecnológica
Alfaiataria
Criar, transformar, cortar e confecionar peças de vestuário de homem utilizando técnicas de modelagem manual e de confeção industrial e manual e efetuar as respetivas provas nos clientes aferindo a vestibilidade das peças.
- Criar os moldes base das peças de vestuário de homem a partir dos desenhos dos criadores ou fichas técnicas.
- Transformar os moldes base manualmente.
- Cortar as várias peças de vestuário de homem segundo os preceitos da alfaiataria.
- Confecionar as peças de vestuário de homem com técnicas industriais e manuais.
- Aferir a vestibilidade através de prova no cliente e corrigir os moldes.
Candidatos com interesse em adquirir competências na área da técnica de Alfaiataria
5
Ensino Secundário
Igual ou superior a 18
Os candidatos à frequência desta formação devem reunir os seguintes requisitos:
Acesso à plataforma da SALA VIRTUAL MODATEX por computador com áudio (microfone) e webcam, para sessões online em sistema de conferência, com obrigatoriedade de ter a webcam ligada durante a formação.
Desempregado
Este Curso confere a Certificação Profissional de nível 5 na saída Profissional de Técnico/a Especialista em Alfaiataria, do Catálogo Nacional de Qualificações, onde pode ser consultado.
O Diploma do curso Técnico/a Especialista em Alfaiataria realizado no MODATEX, permite a candidatura ao Ensino superior mediante protocolo entre Modatex e Universidade especifica
A ação de formação desenvolve-se essencialmente em sessões presenciais, podendo desenvolver-se em parte com sessões de formação a distância, através da SALA VIRTUAL MODATEX.
O curso CET é constituído por 3 componentes de Formação:
- Formação Geral e Cientifica - 150 horas
- Formação Tecnológica - 850 horas
- Formação em Contexto de Trabalho - 560 horas
O curso está organizado para os formandos desenvolverem competências para de forma autónoma poderem criar, transformar, cortar e confecionar peças de vestuário de homem utilizando técnicas de modelagem manual e de confeção industrial e manual e efetuar as respetivas provas nos clientes aferindo a vestibilidade das peças.
Os materiais de apoio, são fornecidos pelo Modatex, tais como sistemas CAD de modelação e alfaiataria, máquinas de confeção, equipamentos de corte, acessórios de alfaiatria, software de design, entre outros.
Para mais informação consulte: https://catalogo.anqep.gov.pt/qualificacoesDetalhe/9611
Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria Com aproveitamento é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".
Aquisição de conhecimento com a aplicação prática - 80%
Componente comportamental - 20%
Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, com o aproveitamento em todas as Unidades será emitido um Certificado de Formação Profissional e Diploma de nível V na saída Profissional de Técnico/a Especialista em Alfaiataria.