Formação Modular Certificada - presencial

Tinturaria, Estamparia e Acabamentos Têxteis

Tingimento e acabamento de peças confecionadas

 voltar
Data Prevista
2026-04-20 - 2026-05-13

Horário
2ª e 4ª feiras das 19h00 às 22h00

Duração
25h

CENTRO DE FORMAÇÃO
Vila das Aves

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
- Data de inscrição
- Motivação e interesse para área através de entevista individual
A seleção será efetuada por seriação, tendo igualmente em conta a data de inscrição, até ao limite de vagas disponiveis.
Todos candidatos a ações de formação no MODATEX passam por processo de orientação e aconselhamento vocacional. Consulte em CENTRO QUALIFICA MODATEX.
Os candidatos devem evidenciar as suas competências digitais com a obtenção de comprovativo de Diagnóstico de Competências Digitais através da plataforma ACADEMIA PORTUGAL DIGITAL.

Apoios Sociais
- Subsidio de alimentação: 6,15 € ( Frequência minima de 3 horas)

Requisitos para candidatura à ação de formação
- Ficha de inscrição
- Certificado de habilitações
- Documento de Identificação
- Curriculo

Refª da ação
91A403D53352601

Nota: o MODATEX reserva-se ao direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

MISSÃO

Aplicar e controlar os processos de tingimento e acabamento em peças confecionadas, assegurando o cumprimento das especificações técnicas e de qualidade do produto final.


Resultados de Aprendizagem

- Analisar processos de tingimento e acabamentos para peças confecionadas.
- Analisar parâmetros de qualidade final dos produtos.
- Aplicar processos de tingimento e de acabamento em peças confecionadas.
- Avaliar amostras do produto final.


Destinatários

Candidatos com interesse em adquirir competências em tingimento e acabamentos para a ITV.


Condições de acesso

Habilitações

9º ano


Idade

Igual ou superior a 18


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado


Metodologias

O Plano Curricular deste curso é composto por UC do Catálogo Nacional de Qualificações, onde poderão ser consultados os seus conteúdos.

UC03382 - Implementar processos de tingimento e acabamento de peças confecionadas


O curso está programado para os formandos desenvolverem competências e de uma forma autónoma, sejam capazes de aplicar e controlar os processos de tingimento e acabamento em peças confecionadas, assegurando o cumprimento das especificações técnicas e de qualidade do produto final.

Os materiais de apoio, são fornecidos pelo Modatex, tais como dispositivos tecnológicos com acesso à internet.


Avaliação

Os critérios de avaliação são comunicados pelo formador no inicio da formação e específicos para cada ação.
A avaliação de conhecimentos dos formandos é realizada no final de cada Unidade.
A atribuição da categoria "Com aproveitamento" é feita em função do formando ter atingido uma avaliação quantitativa superior ou igual a 10, ou uma avaliação qualitativa designada "Validado".

Aquisição de conhecimento com a aplicação prática - 80%
Componente comportamental - 20%


Certificação

Para efeitos de conclusão da formação com aproveitamento e posterior certificação, a assiduidade não pode ser inferior a 90% da carga horária total da UC/ação, de acordo com o Regulamento do Formando do MODATEX. No que respeita à certificação, será emitido um Certificado de Formação Profissional.