Formação extra Catálogo - presencial

Tinturaria, Estamparia e Acabamentos Têxteis

Workshop Efeitos Especiais em Estamparia

 voltar
Data Prevista
2026-09-08 - 2026-09-10

Horário
Presencial - Pós-Laboral

Duração
6h

CENTRO DE FORMAÇÃO
Porto

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Data de inscrição.

Inscrições até 01/09/2026.

Apoios Sociais
------------

Requisitos para candidatura à ação de formação
Ficha de inscrição.

Nota: o MODATEX reserva-se ao direito de alterar datas de realização do curso mediante o nº de inscrições.

MISSÃO

Explorar, analisar e selecionar efeitos especiais para estamparia de metalizados, brilhos, relevos e tintas reativas, e processos de aplicação, experimentando a aplicação prática de texturas e acabamentos distintos.


Resultados de Aprendizagem

Identificar as técnicas de estamparia com efeitos especiais e as suas potencialidades em suportes têxteis;
Analisar o comportamento e os cuidados de aplicação das diferentes pastas de estamparia para obter efeitos específicos;
Realizar através da experimentação prática, como a aplicação de diferentes tintas que alteram o acabamento e o aspeto visual de um mesmo desenho
Colaborar na execução do processo de termofixação em estufa com vista à obtenção de solidez do estampado à lavagem.


Destinatários

Candidatos técnicos e empreendedores das áreas da moda, têxtil e design, interessados em estamparia têxtil


Nível do curso

2


Condições de acesso

Idade

Igual ou superior a 15


Situação face ao emprego

Empregado ou Desempregado


Metodologias

Workshop de curta duração desenvolvido presencialmente nas instalações do MODATEX:

Metodologia
Execução prática de todas as fases: desde a preparação da estampagem e termofixação da cola, até à finalização criativa na prensa térmica sobre desenhos já preparados.

Os materiais de apoio, são fornecidos pelo Modatex.


Avaliação



Certificação

Participação integral na sessão.