voltar

29 set. 2021

Formandas do MODATEX ganham medalha de bronze no maior evento europeu de educação e formação profissional

Beatriz Julião, de 24 anos e Niuka Oliveira de 22 anos, formandas do MODATEX no curso de Design de Moda de Lisboa e do Porto, respetivamente, ganharam a medalha de bronze, na profissão de Tecnologias da Moda, no Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills.

O evento, que decorreu entre 22 e 26 de setembro, na cidade austríaca de Graz, reuniu centenas de jovens (com idade inferior a 25 anos), provenientes de vários países europeus, que competiram pela oportunidade de ganhar uma prestigiada medalha na respetiva profissão.

A comitiva portuguesa integrava as duas formandas do MODATEX – Beatriz Julião e Niuka Oliveira – a concorrer na Profissão de Tecnologias da Moda, depois destas terem ultrapassado várias etapas e de terem sido selecionadas pelo bom desempenho no campeonato nacional das profissões.

Em Graz, a dupla de formandas do MODATEX disputou com cinco equipas -  Áustria, Rússia, Polónia, Estónia e Letónia - uma prova com a duração de 18 horas, que integrava quatro módulos, onde os concorrentes tiveram que testar os seus Skills em Design de Moda, Modelação, Corte e Confeção. No final defenderam oralmente e em 10 minutos a sua proposta.

A representação portuguesa neste evento foi especialmente meritória, já que dos 18 concorrentes em 12 profissões, Portugal obteve três lugares de pódio e conquistou seis medalhas de excelência.

A edição deste ano contou com a participação de 19 países, com 45 profissões em competição, agrupadas em seis setores, onde cerca de 400 jovens demonstraram as suas competências.

José Manuel Castro, diretor do MODATEX, destacou a relevância deste resultado e desta competição para a valorização da formação profissional de jovens no nosso país. “A organização do Euroskills procurou reforçar a ideia que os jovens que escolhem os percursos de qualificação profissional são uma (nova) espécie de heróis. No nosso caso este “heroísmo” é também sinal de convicção e crença num projeto de vida, numa vida com futuro”, referiu.

Este prémio é também a confirmação da excelência da formação do MODATEX alicerçada na qualidade dos seus espaços e equipamentos, mas essencialmente nas competências e profissionalismo dos seus formadores e colaboradores.