voltar

11 out. 2021

10 anos MODATEX – A história de um legado incontornável

A presença do MODATEX na 58ª edição da Modtissimo, nos dias 7 e 8 de outubro na Alfândega do Porto, procurou assinalar os 10 anos de existência de um centro de formação incontornável no panorama da formação profissional da indústria têxtil e vestuário em Portugal.  

Em 2011 concretizou-se a fusão dos centros pioneiros de formação profissional da Indústria Têxtil e Vestuário, CITEX (Porto), CIVEC (Lisboa) e CILAN (Covilhã), perspetivando uma maior abrangência nacional e uma presença internacional mais expressiva. Herdeiros de um legado inigualável com mais de 30 anos de experiência na formação e qualificação, os diferentes espaços formativos do MODATEX no Porto, Lisboa, Covilhã, Vila das Aves, Barcelos e Lousada celebram este ano o 10º aniversário enquanto MODATEX. 

O MODATEX mantém-se uma referência no âmbito da formação do setor ITV, ponto de passagem de tantas personalidades de revelo na moda nacional e internacional como Katty Xiomara, Luís Buchinho, Nuno Baltazar, Nuno Gama, Marques Almeida, Carla Pontes, entre outros.   

Diferentes gerações que moldam e pensam a sua contemporaneidade estão representadas em forma de arquivo através da instalação do stand do MODATEX na Modtissimo. A instalação reúne uma retrospetiva visual composta por produções dos formandos ao longo dos últimos 10 anos e que marcam a história através das estórias que contam.