voltar

06 dez. 2021

Finalista do MODATEX vence Concurso Europeu de Jovens Designers

Tiago Bessa, finalista do curso de Design de Moda do MODATEX Porto, foi o grande vencedor do Concurso Europeu de Jovens Designers, promovido pelo CENIT, em parceria com a ANIVEC no âmbito do projeto ModaPortugal.

O designer foi duplamente galardoado com o grande prémio internacional - €2.500 - e o grande prémio nacional - €1.000. De realçar que esta é a primeira vez que o prémio é atribuído a um designer português.

O concurso contou com a participação de 18 alunos das melhores faculdades de toda a Europa como a Aalto University da Finlândia, a London College of Fashion, a faculdade italiana Polimoda, o Institut Français de La Mode, da Suiça a Head – Genève e de Portugal estavam representadas a ESAD, a Faculdade de Arquitetura de Lisboa e o MODATEX.

O júri foi presidido por Eduarda Abbondanza, presidente da Associação ModaLisboa, e por um representante de cada país participante, Tuomas Laitinen Fashion director da SSAW Magazine, Dan Thawley Editor-in-chief da A Magazine, Elisa Nalin Stylist Italiana, Tiffany Godoy uma referência da moda NFT, Philippe Pourhashemi escritor e jornalista de Moda e a representar Portugal, Miguel Flor, designer e diretor criativo da revista PRINÇIPAL.

A coleção de Tiago Bessa, com o tema Hermaphrodite, explora diferentes conceitos sobre o género. A desconstrução de imagens de genitália ambígua e de orquídeas, plantas elas próprias hermafroditas, deram origem às formas da coleção apresentada, que nos materiais optou por prestar homenagem às suas origens e aos tempos passados no atelier da mãe modelista e da avó costureira.