voltar

04 mai. 2022

MODATEX recebe o workshop do Fashion Revolution

Após ter sido um dos palcos das palestras da Fashion Revolution Week em Lisboa, o MODATEX recebeu, no passado dia 27 de abril, na Delegação da Covilhã, um workshop em parceria com a Universidade da Beira Interior.

A iniciativa teve como tema “DIY Wallet – Upcycling Training” e contou com a colaboração de uma formadora da “A Vintage for a Cause”.

A Vintage for a Cause é uma marca de economia circular com compromisso social, focada na reutilização de resíduos têxteis através do upcyling, ao mesmo tempo que capacita mulheres desempregadas com mais de 50 anos. Dentro de uma estrutura colaborativa, a marca cria edições limitadas de designs intemporais, influenciando diferentes stakeholders em toda a cadeia de valor para uma produção e consumo mais sustentáveis.    

O principal objetivo do workshop passou por incutir a cultura do “Do It Yourself” a 11 alunas do curso de Design de Moda da UBI, a partir da técnica de upcycling com vista à reutilização de sobras de tecidos no desenvolvimento de acessórios únicos.

As participantes tiveram a oportunidade de confecionar, nas instalações do Modatex, uma carteira para documentos e duas bandeiras alusivas ao Fashion Revolution, através da reutilização de tecidos.

As participantes foram muito participativas e entusiastas no desenvolvimento do tema.