voltar

02 jul. 2020

MODATEX promove debate sobre a atualização do perfil de Técnico de Confeção no âmbito do projeto europeu CosTUmE

No âmbito do projeto europeu CosTUmE - Clothing Technician Profile Update via Education -, o MODTAEX promove, na próxima sexta-feira, dia 3 de julho, a partir das 15h00, um debate, que será uma oportunidade única para refletir sobre os desafios que se colocam atualmente ao setor do Têxtil e Vestuário, nomeadamente no ajustamento premente entre a oferta formativa e as necessidades das empresas, especificamente no que se refere à implementação europeia do perfil de Técnico de Confeção.

O debate, que terá como tema central a atualização do perfil de Técnico de Confeção através da educação, conta com a participação de um vasto leque de oradores convidados que representarão as empresas do vestuário, o IEFP e a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional -, constitui-se também como uma oportunidade para fazer o balanço do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto europeu CosTUmE, onde o MODATEX é parceiro.

O projeto CosTUmE surge da necessidade premente dos sectores do têxtil e vestuário darem uma resposta urgente à falta de qualificações correspondentes às competências necessárias no mercado em que atuam.

Antecipar necessidades de competências e promover a cooperação entre a indústria e a educação e formação profissional, são os dois grandes objetivos da recente Agenda de Competências para a Europa. Em Portugal, Espanha e Roménia, os sistemas de educação e formação profissional oferecem qualificações na área do vestuário que são insuficientes ou desproporcionadas das atuais necessidades das empresas: capacidade de resposta rápida, qualidade nos seus produtos, soluções amigas do ambiente, competências digitais, investigação, desenvolvimento e inovação, bem como metodologias de aprendizagem baseadas no trabalho para os colaboradores. De forma a conseguirem suprimir estes desafios, as empresas dos sectores têxtil e vestuário necessitam de recursos humanos com novas qualificações e competências (técnicas e transversais).

 

Mais informações sobre o projeto CosTUmE em https://www.modatex.pt/portal/costume/.