voltar

13 fev. 2020

O MODATEX vai liderar o próximo pacote de tarefas do projeto CosTUmE, sob a égide do programa ERASMUS+.

Este é um projeto da Ação-Chave 3, coordenado pelo CITEVE, unindo parceiros de Portugal, Espanha e Roménia, com o objetivo de desenvolver um novo perfil e qualificação profissional, o de Técnico de Confeção, em linha com necessidades identificadas junto das empresas do setor. O perfil conjuga-se ainda com uma matriz ECVET que permite a mobilidade de aprendentes entre estes três países.

A partir de janeiro de 2020, até setembro, o MODATEX lidera aquele que é o quarto pacote de trabalho deste projeto. Com o objetivo de preparar formadores para fornecerem esta nova qualificação profissional, será desenvolvido um pacote de formação inovador, fornecendo desta forma apoio e recursos a formadores do setor do Têxtil e Vestuário. Será também realizada uma ação de formação para formadores, ajudando a identificar segmentos do perfil/qualificação que requeiram melhorias.

Após ser definida a metodologia e as ferramentas para apoiar estes objetivos, o pacote de formação será desenvolvido e traduzido para as diferentes línguas dos países das entidades parceiras. Será então altura de testar o currículo de formação. Para cumprir com os objetivos, cada país com entidades parceiras envolverá pelo menos dez formadores nesta fase de validação. A implementação piloto será objeto de relatórios de avaliação.

Finalmente, o projeto CosTUmE terminará, em setembro de 2020, ao ser entregue o relatório agregado a entidades nacionais de gestão e reconhecimento de qualificações.

Antes disso, em abril próximo, o MODATEX acolherá na sua sede a última reunião do projeto, recebendo todos os parceiros em Portugal, na cidade do Porto.