voltar

02 mar. 2023

Serra Shopping exibe exposição Upcycling Tea&Cheese

Entre os dias 2 e 10 de março, o Serra Shopping, na Covilhã, vai ter expostas as peças concebidas e apresentadas na edição de 2022 do concurso Tea&Cheese.

O Tea&Cheese é um concurso organizado pelo Modatex destinado ao público em geral, onde são levados a desfile coordenados compostos por peças de upcycling – criação de peças novas a partir da reutilização de outras peças de roupa ou de sobras de tecido e fios, de modo a alargar o ciclo de vida dos produtos e a promover assim a sustentabilidade. A designação Tea&Cheese, procura enaltecer as tradições e produtos locais, nomeadamente, o hábito de consumir o chá e o queijo da Serra da Estrela.

As peças da exposição são da edição 2022 e foram inspiradas na cidade da Covilhã. O primeiro classificado procurou enaltecer o expoente da indústria têxtil da Covilhã e foram a imagem da bandeira municipal, as cores dos murais de arte urbana e os edifícios em azulejo que serviram de inspiração para a sua construção. Também o pelourinho, as muralhas e a imagem do Pêro da Covilhã serviram para criar uma ilustração original, bordada e pintada à mão nas costas do blusão reutilizado.

As minas da Panasqueira serviram de inspiração ao segundo classificado, com foco nos efeitos visuais do solo da montanha nas árvores do seu sopé e no minério extraído no seu interior, foi construída a parte de baixo do coordenado. Os elementos da indumentária de trabalho, bem como, as estruturas metálicas das instalações industriais, serviram de mote para a parte de cima do coordenado.

A inspiração para o terceiro classificado surgiu das fábricas têxteis. Foram utilizados desperdícios de fibras, bem como das malhas perdidas aquando de um incêndio que ocorreu numa fábrica da cidade, não há muito tempo. Os tubos que compõem a saia foram entrelaçados para formar um debuxo. Os tons de preto e branco presentes nas peças remetem para o conceito de “Afrofuturismo” no qual se inspiraram as criadoras.

Houve ainda lugar a uma menção honrosa, inspirada no mural de arte urbana, “Arrebatamento” de Bosoletti, o qual fez lembrar “mulheres dançando” e que foi o mote para a criação de uma malha incorporada no colete. Os retalhos de uma calça pintada à mão e serigrafada e sobras de tecido, foram alvo de sucessivas experiências, das quais resultou o coordenado apresentado.

O evento, promovido pelo MODATEX e apoiado pelos parceiros Câmara Municipal da Covilhã e Universidade da Beira Interior, está também inserido na semana ‘Covilhã Cidade Criativa Design’ da rede UNESCO que este ano decorrerá em novembro.

Para a edição de 2023 inscreve-te já em https://www.modatex.pt/article/TC.html