voltar

08 mar. 2023

Formanda Mariline Rodrigues ganha Prémio de Assiduidade

Com uma taxa de assiduidade superior a 98%, a formanda Mariline Rodrigues viu-lhe ser atribuído o Prémio de Assiduidade do MODATEX Covilhã.

Conheçamos melhor esta formanda dedicada. Mariline Rodrigues tem 32 anos e o gosto que tem pela costura e pela moda foi-lhe passado de geração em geração pela família. Sempre teve o sonho de estudar Design de Moda, mas devido a por várias questões, sobretudo económicas, nunca conseguiu concretizá-lo.

Decidiu ficar em Viseu, de onde é natural e onde tirou o curso superior de Artes Plásticas e Multimédia. Ao fim de três anos e concluída a formação superior, decidiu tirar o mestrado em Fotografia, mas acabou por não ser possível, pelo que decidiu emigrar para a Suíça, onde permaneceu durante cerca de sete anos. Mais tarde, regressou novamente a Portugal, com a perceção de que mais e melhores qualificações seriam a melhor forma de agregar o seu valor e decidiu inscrever-se em várias formações, tendo, na altura, conhecido a “Entredesafios” e o “Modatex”.

Estavam abertas as inscrições para a Ação de Costureira Modista e pensou, “Porque não?”. Conseguiu entrar na formação e frequentou a mesma durante um ano e alguns meses, conseguindo concluir a mesma com sucesso. Contudo, ainda assim, achou que não era suficiente, e optou por se inscrever, logo de seguida, na ação de formação de Modelista de Vestuário, que decorreu novamente na “Entredesafios”, promovida também pelo Modatex. Fez esta formação durante dois anos e meio, mais um ano do que estava previsto devido à pandemia. Ainda assim, não baixou os braços. Valeu-lhe a paixão, o empenho e a resiliência dos formadores que se cruzaram no seu caminho e que a incentivaram sempre a fazer mais e melhor.

Recentemente abriu um Atelier de Costura por conta própria, onde tem a oportunidade de inovar todos os dias, algo que a deixa muito realizada e feliz, visto que o que mais gosta de fazer é criar roupas únicas e originais. Tem vários projetos idealizados, ao nível da personalização de t-shirts, da criação de uma linha de biquínis e de uma marca própria de roupa. Tem colaborado também em vários projetos, tendo confecionado, no ano passado e pela primeira vez, vários coordenados para as Marchas Populares e participado também no Concurso “Vestidos de Chita” 2022, conquistando com mais dois colegas o 3.º prémio.

Quando questionada sobre o futuro dos que como ela queiram seguir esta área profissional, começou por referir que o mais importante é não ter medo de arriscar e não desistir à primeira dificuldade. É igualmente importante valorizar verdadeiramente o que nos é ensinado todos os dias, investir na formação e na aprendizagem ao longo da vida e respeitar todas as pessoas que se cruzam pelo nosso caminho. Segundo a Mariline, devemos sempre lutar pelos nossos sonhos, pois não vivemos com os outros, vivemos connosco e é connosco que temos de nos sentir bem e realizados.