voltar

25 jan. 2024

Certificados do Curso de Costureira/Modista entregues na Azambuja

As formandas do Curso de Costureiro(a)/Modista, que decorreu na Azambuja, receberam os seus certificados de frequência durante uma cerimónia que teve lugar a 12 de janeiro, no Auditório Municipal-Páteo do Valverde. Estiveram presentes o presidente da autarquia, Silvino Lúcio, a vereadora da Inserção Profissional e Formação, Ana Coelho, a responsável do MODATEX pela Delegação de Lisboa, Maria Antónia Vaz, e a coordenadora do setor de Avaliação e Certificação, Maria José Bernardo.
Iniciado em janeiro de 2023, o curo teve uma duração de nove meses, num total de 850 horas, foi frequentado por 15 formandas, que adquiriam de conhecimentos teóricos e práticos na área da costura, em particular nas operações de modelação, corte e confeção de artigos de vestuário. A formação foi ministrada pelo MODATEX e contou com o apoio logístico do município de Azambuja.
Esta iniciativa marca um importante passo na formação profissional no concelho de Azambuja e resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Azambuja e o MODATEX. O acordo entre as duas entidades foi firmado ao abrigo do programa Vida Ativa-Emprego Qualificado, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), que visa a realização de ações de formação devidamente certificadas.
O sucesso deste primeiro curso motivou a renovação do protocolo, que permitirá a realização de um novo curso de Costureiro(a)/Modista. O período de inscrições ainda decorre, no GIP-Gabinete de Inserção Profissional do Município de Azambuja e o curso tem início previsto para meados de fevereiro.
No âmbito deste protocolo, o MODATEX assume a vertente pedagógica, com os seus formadores, o material teórico e os equipamentos necessários à sala de confeção. A autarquia disponibiliza as instalações e assegura a sua manutenção e diverso apoio logístico ao desenvolvimento do curso, ajudando ainda na divulgação do curso e no processo de recrutamento, através do GIP.