voltar

23 nov. 2018

Modatex Porto acolhe reunião de encerramento do projeto Erasmus + EDTEX

O projeto Erasmus+ EDEX iniciou-se em dezembro de 2016 e, em novembro de 2018, o Modatex Porto foi o anfitrião da reunião de encerramento. O aumento das oportunidades de emprego através da promoção da mobilidade de adultos e jovens qualificados e o estímulo à cooperação entre o setor educativo e as empresas da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) na Europa foram os principais objetivos do projeto.

Para além de Portugal, representado pelo Modatex e pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), fizeram parte do programa a Espanha (pelo centro Fuenllana e pela ASECOM), a Polónia (pelo centro CKZIU e pela PIOT) e a República Checa (pelos centros TZU e SPSR e pela ATOK, coordenadora do projeto).

Os resultados do projeto permitiram aferir, entre outros dados, que a maioria das empresas da ITV se encontra na Polónia (17 mil empresas), em Portugal (12 mil) e em Espanha (8,5 mil) e que o maior volume de negócios desta indústria é gerado em Espanha (9,7 mil milhões de euros), seguindo-se Portugal (7,3 mil milhões de euros), Polónia (4,8 mil milhões de euros) e República Checa (2 mil milhões de euros).

Para Portugal, o projeto delineou que fossem desenvolvidas as unidades de formação em Planeamento de Coleção de Moda, Ensaios Têxteis e em Princípios Básicos de Tinturaria e Estamparia.

Numa fase final, o projeto procurou estabelecer um Acordo Multilateral Internacional entre os parceiros do projeto com vista ao apoio da parceria estratégica das escolas e centros de formação profissional com as empresas da ITV. O Acordo envolveu todos os parceiros do projeto e empresas da ITV dos quatro países.