voltar

29 jun. 2018

Modatex recebeu sessão do Projeto Modatop

No âmbito do programa ERASMUS +, o Modatex participa no projeto Modatop - Moda Training on Practice, em conjunto com a ATP e com entidades associativas e do sistema de formação de Espanha, Itália e República Checa.

A iniciativa começou em novembro de 2016 e terminará em novembro deste ano. No dia 19 de junho decorreu, na sede do Modatex, no Porto, uma sessão prática para dar a conhecer todas as potencialidades e vantagens de utilização das ferramentas de apoio à Formação em Contexto de Trabalho nas Empresas.  

Nesta sessão, que contou com mais de 50 participantes, foram desenvolvidos os seguintes temas: identificação do tema, outputs e parceiros internacionais do projeto Modatop; dados e estatísticas do setor têxtil e Vestuário Português e Europeu; conclusões do Focus Group realizado em Portugal e do agregado realizado pelos quatro países acerca da formação prática de estágio, realizada nas empresas; apresentação de Guia de Recomendações para Tutores das empresas e Formadores;  Apresentação da Ferramenta de Reconhecimento, dos resultados da aprendizagem dos formandos em estágio; apresentação vídeo de testemunhos de formandos, formadores e tutores das empresas, dos cursos de aplicação de estudo do projeto Modatex, nomeadamente da Aprendizagem em Modelista de Vestuário na sede do Modatex no Porto e no Polo de Barcelos; avaliação, pelos participantes, da Ferramenta de Reconhecimento, dos resultados da aprendizagem dos formandos em estágio nas empresas.

O 5º e último encontro terá lugar em Madrid, em novembro de 2018, com a apresentação pública dos resultados finais do projeto.