voltar

23 out. 2025

Moda Sustentável em Ação

Estão abertas as inscrições para o programa de formações RESOTEX, “Repensando el Sector Textil y la Moda Sostenible”, uma iniciativa pioneira que visa capacitar profissionais e empreendedores com ferramentas essenciais para o desenvolvimento sustentável na indústria da moda.

Inserido no programa financiado POCTEP INTERREG 2021-2027, que promove a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, o RESOTEX nasce com o objetivo de repensar o setor têxtil e a moda sustentável, abordando o desenvolvimento económico sustentável nos territórios abrangidos pelo projeto, nomeadamente Espanha (Extremadura) e Portugal (norte e centro).
A iniciativa antecipa as mudanças que o setor enfrenta para cumprir os ambiciosos requisitos regulamentares em vigor e promove uma transição industrial sustentável, abrangendo conceção, produção e gestão de resíduos, ao mesmo tempo que incentiva o empreendedorismo inovador e a ligação ao território como elemento-chave.

O projeto contempla diversas ações estratégicas, como o diagnóstico do setor têxtil, investigação sobre matérias-primas sustentáveis disponíveis localmente, implementação de Centros Transfronteiriços que apoiem a produção sustentável, formação de empreendedores e residências transfronteiriças para intercâmbio profissional. Para a sua concretização, o RESOTEX conta com um conjunto de parceiros especializados, incluindo em Portugal o MODATEX, ATP, CITEVE, Câmara Municipal da Covilhã e Câmara Municipal do Fundão. Em Espanha, a Diputación Provincial de Cáceres e Badajoz, FEDECON, ModaEspaña, MODA RE, REMUDARTE S.L.U, ASIRTEX e Consorcio Másmedio de Diputación Provincial de Cáceres.

As formações RESOTEX são mais do que simples cursos: fazem parte de um movimento que procura transformar a indústria da moda, tornando-a mais consciente, sustentável e inovadora. Os participantes irão explorar o potencial das matérias-primas autóctones, como lã, cânhamo, cortiça e linho de Portugal e Espanha. Serão abordados conceitos de economia circular aplicados à conceção de vestuário e ao uso de matérias-primas regeneradas, bem como competências de empreendedorismo verde, essenciais para lançar projetos de moda sustentável. Investir nestas formações é investir no futuro da moda e do planeta. As vagas são limitadas, por isso, inscreva-se já e torne-se em um agente de mudança na indústria têxtil.

 

 + informações em

https://www.modatex.pt/article/resotex2025.html