return

25 Mar 2026

Centro Qualifica do MODATEX de Vila das Aves certifica 5 adultos com o nível secundário

No passado dia 21 de março de 2026, o Centro de Formação do MODATEX de Vila das Aves recebeu uma sessão de júri de certificação promovida pelo seu Centro Qualifica, e que permitiu a certificação de cinco adultos com equivalência ao nível secundário.

Durante a sessão, cada um dos candidatos apresentou e refletiu sobre uma experiência de vida significativa, demonstrando oralmente as aprendizagens e competências adquiridas ao longo do seu percurso pessoal, social e profissional perante o júri de certificação.

A decisão do júri teve por base o desempenho evidenciado por cada adulto durante a apresentação, bem como a análise prévia dos respetivos Portefólios Reflexivos de Aprendizagens. Estes portefólios reuniram e evidenciaram competências desenvolvidas em contextos de aprendizagem formal, não formal e informal, valorizando experiências e saberes construídos ao longo da vida.

A obtenção do nível secundário representa um passo importante no percurso destes adultos, abrindo novas perspetivas de valorização pessoal, progressão académica e melhoria das oportunidades profissionais.

Com esta iniciativa, o Centro Qualifica do MODATEX reforça o seu compromisso com a qualificação de adultos e com a promoção de percursos de reconhecimento e certificação de competências, contribuindo para uma sociedade mais qualificada e para o desenvolvimento contínuo das pessoas.