voltar

20 fev. 2020

MODATEX organiza mais uma edição das SHORT TALKS

Realizou-se mais uma edição da iniciativa SHORT TALKS subordinado ao tema “Estamos realmente a fazer algo para mudar?” e que nos pretende interpelar sobre as alterações do tempo presente e suas repercussões no futuro.

O auditório do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde está a decorrer mais uma edição do Modtíssimo, foi pequeno para acolher tantos interessados em torno do tema, ou dos temas, conduzido por Luís Fernandes, psicólogo e professor universitário, Luís Ismael, cineasta e Rita de Sousa, designer de moda e em representação da camada mais jovem.

A reflexão andou à volta da atualidade, de como nos comportamos perante a mesma e o que podemos fazer enquanto pessoa individual em prol do coletivo e da construção de um futuro sustentável.

Conceitos como a educação, a democracia, a sociedade de informação, a ética, a cidadania ou as profundas alterações na sociedade a que estamos a assistir, foram lançados para a discussão. E dessa reflexão, muitas questões pertinentes se levantaram. Como vamos estar daqui a 5 ou 10 anos? Somos ou não manipulados pela sociedade de informação? Sabemos discernir e refletir sobre as coisas ou agimos no plano da superficialidade? Qual o papel dos jovens na construção de uma sociedade de futuro?  

No final, ficaram muitas perguntas por responder dada a complexidade do tema. Mas a esperança e o acreditar que é possível construir uma sociedade mais transparente e mais justa, prevaleceu.