voltar

14 set. 2020

MODATEX forma 1209 trabalhadores no âmbito da medida de apoio extraordinário à manutenção de contratos de trabalho

MODATEX forma 1209 trabalhadores no âmbito da medida de apoio extraordinário à manutenção de contratos de trabalho

Entre maio e julho de 2020, o MODATEX promoveu, no âmbito da medida de apoio extraordinário à manutenção de contratos de trabalho em situação de crise empresarial, 54 ações de formação profissional que abrangeram um total de 1209 trabalhadores, dispersos por cinco empresas do setor da Indústria Têxtil e Vestuário.

De realçar que as 54 ações de formação foram desenvolvidas em estreita articulação com a Delegação Regional do Centro do IEFP, sendo que há ainda a destacar o facto de no momento de apresentação da candidatura, as cinco entidades empregadoras selecionarem o MODATEX como entidade formadora.

O plano de formação apresentado teve por base um diagnóstico e levantamento de necessidades, efetuado em parceria com a empresa e devidamente ajustado às suas atividades.

As ações de formação desenvolvidas visaram a valorização pessoal dos trabalhadores, a melhoria das suas competências profissionais contribuindo, desta forma, para um efetivo aumento da competitividade da empresa

Esta medida envolveu a atribuição de um apoio financeiro às entidades empregadoras de natureza privada abrangidas pela referida medida, prevista no n.º 1 artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 10-G/2020, de 26 de março, e que desenvolveram um Plano de Formação para os seus trabalhadores.

Mitigar situações de crise empresarial, assegurando a viabilidade das empresas ou estabelecimentos, apoiar a manutenção de contratos de trabalhos em situação de crise empresarial e o reforço da qualificação dos seus trabalhadores, foram alguns dos objetivos subjacentes à criação desta medida.