voltar

15 Jan, 2021

MODATEX com processos de certificação de competências em todos os polos e delegações

Mesmo com um ano difícil marcado pela pandemia, as várias delegações e polos do MODATEX não deixaram de, ao longo de 2020, promover centenas de processos de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais, essenciais para que os trabalhadores e as empresas possam responder aos enormes desafios criados pelo crescimento e internacionalização do sector ITV.

Este processo, que continua em 2021, tem decorrido em estreita colaboração com as diversas empresas do setor e tem permitido dotar centenas de profissionais de novas competências, ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.

No Porto, o MODATEX certificou ao longo de 2020, cerca de 104 profissionais no referencial de formação de Costureiro/a Industrial de Tecidos, que integravam as empresas Rubilda - Confeções, Lda e Confetil, S. A.

No mesmo referencial de formação, a delegação do MODATEX da Covilhã, certificou cinco profissionais na New Car by Sanna, Lda sediada em Portalegre.

Na delegação de Lisboa do MODATEX, está em curso o processo de RVCC-Escolar - reconhecimento, validação e certificação de competências escolares, para obtenção de equivalência académica ao 9.º ou 12.º ano – que envolve 18 adultos.

O polo do MODATEX da Vila das Aves iniciou também o processo de RVCC-Escolar Nível Básico com 14 formandas e o RVCC-Escolar nível secundário com duas. Estas 16 formandas integram um grupo Formar para Empregar (Vida Ativa) que está a decorrer na Sartius, em Vila Nova de Famalicão.

A situação pandémica que Portugal atravessa desde março de 2020 tem impedido as habituais sessões públicas de entrega de certificados, mas o MODATEX continua a ser o parceiro privilegiado das empresas ao promover processos de reconhecimento, validação e certificação de competências.