voltar

27 jan. 2021

MODATEX forma jovens do projeto socioeducativo Arco Maior

O MODATEX iniciou no passado dia 13 de janeiro, na Escola Secundária Infante D. Henrique, no Porto, o curso de “Costura e Upcycling”, destinado a jovens que integram o projeto socioeducativo Arco Maior.

O projeto socioeducativo Arco Maior destina-se a adolescentes e jovens excluídos ou que se excluíram dos sistemas formais de educação e formação, sem terem completado a escolaridade obrigatória, preferentemente, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, podendo acolher também jovens com idades inferiores e superiores.

Com a duração de 30 horas, esta formação integra-se nas atividades curriculares diversificadas que o Arco Maior constrói com e para estes jovens e procura estimular o interesse pela área têxtil e vestuário, através da exploração de materiais e da transformação de peças de vestuário.

Com esta formação pretende-se sensibilizar os formandos para a importância do reaproveitamento de matérias têxteis em fim de vida, ensinar a utilizar diferentes ferramentas e técnicas de trabalhos manuais e mecânicos, como a intervenção têxtil, usando a estamparia manual e a manipulação de tecidos.