voltar

14 Jul, 2021

Formandas do MODATEX alcançam o 1º e o 2º lugar na estreia do Campeonato Nacional de Profissões Digitais

Beatriz Diaz Arguelles y Soares e Inês Lemos de Sousa, formandas do MODATEX, foram as grandes vencedoras da profissão de Design de Moda – Vestuário -, na primeira edição do Campeonato Nacional de Profissões Digitais - o Skills Portugal Digital 2021.

Em competição estiveram 200 jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, que puseram à prova as suas competências em 18 profissões.

Ao primeiro lugar do pódio subiu Beatriz Diaz Arguelles y Soares e ao segundo Inês Lemos dos Santos, ambas a frequentar o curso técnico de Design de Moda, no MODATEX Lisboa e no MODATEX Porto respetivamente.

O MODATEX, como instituição de referência na formação do setor ITV, contou com a participação das duas formandas na prova de Design de Moda – Vestuário.

A prova assumiu contornos de uma competição modular, visando a avaliação individual das diferentes competências necessárias a um desempenho profissional exemplar - pesquisar, conceber uma coleção, desenvolver fichas técnicas e comunicar e defender o projeto.

No caso concreto do Design de Moda – Vestuário, a competição assentou em quatro módulos: Pesquisa no design de moda – vestuário; Conceção de projetos de moda; Planificação técnica de vestuário e Comunicação de projetos de moda. A prova teve a duração total de 13 horas e 5 minutos.

Numa iniciativa do IEFP/WorldSkills Portugal, este campeonato teve como objetivos principais sensibilizar a sociedade para a importância das qualificações na área do digital, dar corpo às orientações europeias e nacionais em matéria da educação e formação digital e responder ao desafio da WorldSkills Internacional de tornar 2021 no Ano da Inovação.

Contando com parceiros de referência a nível nacional e mundial na área do digital, como a Microsoft, a Amazon, a CISCO, a Google, entre outras, esta foi a 1.ª competição da WorldSkills Portugal desenvolvida numa lógica totalmente digital e à distância.