voltar

11 mai. 2022

MODATEX promove exposição “Pela Ucrânia” na Covilhã

Não indiferentes à atual realidade do povo e território ucranianos, a equipa da Ação de Formação de Confeção Industrial do MODATEX, da Delegação da Covilhã, desenvolveu um projeto, com o objetivo de homenagear ao povo ucraniano, encontrando assim, na Primavera da Vida, a forma de expressar o Humanismo em tempos de conflito. A iniciativa consistiu na confeção de peças de vestuário, nomeadamente doze vestidos de senhora, inspirados nas caraterísticas mais comuns dos trajes tradicionais ucranianos, com o objetivo de os expor posteriormente. A exposição decorrerá de 10 a 16 de maio de 2022, no varandim e no acesso à praça da restauração, do piso 1, do “Serra Shopping” na Covilhã.

No acesso à praça da restauração, para além dos doze vestidos de senhora, estará ainda exposto um décimo terceiro vestido, acompanhado por alguns adereços, que pretende ser a personificação do que se julga ser o cenário de sofrimento vivido pelo ser humano em tempos de guerra. Estarão ainda expostos, no varandim do piso 1, seis coordenados de menina, compostos por uma saia e uma blusa, assim como um coordenado de menino, composto por uma túnica e umas calças. Para além dos coordenados confecionados, foram ainda concebidos pela Ação de Iniciação à Confeção Industrial, alguns acessórios de moda, como cintos, cordões com berloques e coroas de flores artificiais, decoradas com fitas de várias cores.

Nas peças de vestuário confecionadas foram utilizados bordados à máquina e outros à mão, sobretudo em ponto cheio e em ponto cruz. Recorreu-se também às cores predominantes nos bordados ucranianos, nomeadamente o vermelho, o branco, o preto, o azul, o amarelo, o laranja e o verde, com o predomínio das flores e verduras, existentes nos seus bosques, montanhas e vales floridos e dos cereais, existentes nos seus campos, e à incorporação de alguns padrões geométricos, que evocam para uma caraterística deste tipo de bordado tradicional, o seu simbolismo e perfeição lacónica.


 

 

 

 

 

 

 


Memória Descritiva